Produtores de pêssego intensificam preparativos para a próxima safra
Poda de inverno e tratamentos preventivos marcam atividades em pomares de pêssego
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (04/07) pela Emater/RS-Ascar, os persicultores da região administrativa de Caxias do Sul estão finalizando as áreas para a implantação de novos pomares, visto que se aproxima a época de recebimento de novas mudas de pêssego. Em relação às práticas culturais, os agricultores estão realizando aplicação de tratamentos na floração em pomares de variedades precoces, adicionando aminoácidos para minimizar danos causados pelo frio.
A poda de inverno está em fase final nas variedades intermediárias. Já as variedades PS do cedo, Kampai e Rubimel estão em floração e, em alguns pomares, iniciando a frutificação. Os tratamentos preventivos para podridão-parda estão sendo realizados nas variedades que já estão em florescimento.
Na região de Pelotas, os produtores estão intensificando os serviços de poda de inverno. Seguem realizando tratamentos de inverno, principalmente utilizando produtos à base de cobre, como caldas bordalesa e sulfocálcica.
Na região de Santa Rosa, as geadas foram fundamentais para a dormência das frutíferas, bem como para o somatório das horas de frio, em especial aos pessegueiros e ameixeiras. As baixas temperaturas também favorecem a redução de infestação de pragas e doenças. Além disso, os dias secos e ensolarados, desde 27/06 (quinta-feira), contribuem para o bom desenvolvimento das plantas. Os produtores estão realizando a poda das brotações dos porta-enxertos e, nos próximos dias, deverão fazer a aplicação de caldas. Há relatos de que, apesar da diminuição da luminosidade na última quinzena, o cultivo tem demonstrado recuperação da florada.