CI

Produtores de Ronda Alta recebem capacitação do projeto Inspeciona-RS

A aplicação de defensivos é a operação agrícola que se realiza com maior frequência nas propriedades rurais


Foto: Divulgação

A aplicação de defensivos é a operação agrícola que se realiza com maior frequência nas propriedades rurais, possui custo elevado e envolve riscos de contaminação humana e ambiental. Para a mitigação destes parâmetros a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), implementou no Rio Grande do Sul um projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores denominado Inspeciona-RS.

O treinamento de produtores rurais em boas práticas agrícolas para a aplicação de produtos hormonais é uma das práticas envolvidas nesse trabalho, assim como a realização de inspeções de pulverizadores agrícolas. Na última semana, no município de Ronda Alta, produtores rurais participaram do treinamento promovido pela Emater/RS-Ascar. Duas turmas foram formadas para capacitação em boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos, totalizando 60 produtores rurais.

A programação teórica do curso foi realizada na Câmara de Vereadores e a demonstração prática aconteceu no Parque de Exposições do município. A capacitação foi ministrada pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, e contou com a parceria do Sintraf e Cotrisal.

De acordo com a Instrução Normativa n° 42/2021, da Seapdr, fica estabelecido o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e o regulamento referente à sua aplicação. A partir de 1° de junho de 2022 a IN n° 42 será aplicada a todos os municípios do Rio Grande do Sul e os agricultores deverão concluir o curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais até este período. Para atender ao disposto na Instrução Normativa, a Emater/RS-Ascar está ministrando os cursos em diferentes municípios do Estado, vinculados ao projeto Inspeciona-RS.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.