CI

Produtores de São José do Inhacorá são beneficiados com biodigestores

Com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar, os biodigestores aproveitarão dejetos suínos e bovinos para a produção de biogás


Por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), duas famílias de São José do Inhacorá foram beneficiadas, neste mês de abril, com a implantação de biodigestores, no modelo sertanejo. Com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar, os biodigestores aproveitarão dejetos suínos e bovinos para a produção de biogás, sendo que o gás resultante será utilizado, principalmente, para aquecimento de água, que é aproveitada em grande volume, nas propriedades que possuem bovinocultura de leite e suinocultura. 

Os biodigestores adquiridos com a linha de financiamento do Feaper, via Badesul, possuem bônus de adimplência de 80%. No caso da família de Edesio Pedro Hartmann, a construção de biodigestor no modelo sertanejo, levando em conta materiais e mão-de-obra, teve um custo de R$ 5.431,10. "Tendo em vista a disponibilidade da matéria orgânica na propriedade, resultante da suinocultura e da bovinocultura, e a grande demanda de energia para aquecimento de água para o desempenho das atividades agropecuárias, a família demonstrou interesse em construir o biodigestor para produção de gás para aquecimento de água", explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Adelar Naressi, responsável pela elaboração do projeto. 

O produtor Emerson André Orth também decidiu em aproveitar os benefícios de ter um biodigestor, no modelo sertanejo, em sua propriedade. O biodigestor com capacidade de armazenamento de dejetos de 10 metros cúbicos. "A capacidade de produção de gás depende de diversos fatores, mas, como tem disponibilidade abundante de dejetos, espera-se que se bem manejados, os biodigestores produzam 100% do gás necessário para aquecimento de água nas propriedades", explica Naressi. Orth também teve um custo de R$ 5.431,10, contando com 80% de bônus de adimplência via Feaper. 

Na última quarta-feira (11/04), o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Flávio Fagonde, e a extensionista social, Vânia Lorenzoni, visitaram as propriedades para conferir o funcionamento e os benefícios percebidos pelas famílias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.