Produtores de São Luiz Gonzaga comemoram construção de açudes

Obras

Produtores de São Luiz Gonzaga comemoram construção de açudes

Dez produtores de São Luiz Gonzaga foram beneficiados com as obras de açudes por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da SDR
Por:
275 acessos

Dez produtores de São Luiz Gonzaga foram beneficiados com as obras de açudes por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A última obra no município foi finalizada nesta segunda-feira (07/05), na propriedade de Lúcia Correia Gerardi e Vani Gerardi, localizada na comunidade de Limoeiro. 

Na oportunidade, diversas lideranças conferiram o resultado do trabalho executado pela empresa Terpacon, de Novo Hamburgo. Entre os presentes estiveram o prefeito Sidney Brondani, vice-prefeito Mário Trindade, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Nodir Maronesi, e representantes da Emater/RS-Ascar, como o gerente regional Ademir Renato Nedel, o supervisor Joney Braun, o chefe do Escritório Municipal, Paulo Corrêa Mattos, e a técnica Mauriceia Bremm, responsável pela elaboração dos projetos técnicos dos açudes construídos no município.

?A maioria dos açudes tem a finalidade de irrigação, tanto para alfafa, milho, fruticultura, apenas um irá destinar também à piscicultura. Foram pouco mais de 20 dias para fazer todas as obras, que estão muito bem feitas, bem acabadas?, afirma a técnica Mauriceia. O chefe do escritório municipal, Paulo Mattos, acrescenta que a construção dos açudes também atende a uma demanda de muito tempo dos agricultores, que mostram estarem muito satisfeitos. ?Também contamos com o apoio da Prefeitura para que as obras pudessem ser viabilizadas dentro do prazo, em relação à licença ambiental?, afirma. 

Na propriedade de Lúcia e Vani, a principal finalidade do açude de 2.700 m3 é para a reservação de água e irrigação de áreas de alfafa, milho e pastagens, sendo que a família dedica-se à atividade leiteira. ?Estamos muito satisfeitos e planejando plantar mais alfafa quando o sistema de irrigação começar a funcionar?, afirma Lúcia. 

O prefeito Sidney destaca que ?isso só aconteceu porque teve uma equipe da Emater preocupada em viabilizar isso, tanto a coordenação regional como o escritório municipal, incluindo São Luiz no programa, elaborando os projetos. Para São Luiz Gonzaga é muito importante um projeto desta natureza, com rapidez e eficiência?. 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, explica que a Emater/RS-Ascar, conveniada com a SDR, elaborou 450 projetos de açudes em 44 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, cujas obras iniciaram em fevereiro. A partir desta semana, passam a ser construídos açudes em Campina das Missões e São Paulo das Missões. 

No Estado, são 979 açudes em propriedades da agricultura familiar, sendo 99 municípios contemplados, num montante de R$ 5.507.168,50.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink