CI

Produtores de São Luiz Gonzaga comemoram construção de açudes

Dez produtores de São Luiz Gonzaga foram beneficiados com as obras de açudes por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da SDR


Dez produtores de São Luiz Gonzaga foram beneficiados com as obras de açudes por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A última obra no município foi finalizada nesta segunda-feira (07/05), na propriedade de Lúcia Correia Gerardi e Vani Gerardi, localizada na comunidade de Limoeiro. 

Na oportunidade, diversas lideranças conferiram o resultado do trabalho executado pela empresa Terpacon, de Novo Hamburgo. Entre os presentes estiveram o prefeito Sidney Brondani, vice-prefeito Mário Trindade, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Nodir Maronesi, e representantes da Emater/RS-Ascar, como o gerente regional Ademir Renato Nedel, o supervisor Joney Braun, o chefe do Escritório Municipal, Paulo Corrêa Mattos, e a técnica Mauriceia Bremm, responsável pela elaboração dos projetos técnicos dos açudes construídos no município.

?A maioria dos açudes tem a finalidade de irrigação, tanto para alfafa, milho, fruticultura, apenas um irá destinar também à piscicultura. Foram pouco mais de 20 dias para fazer todas as obras, que estão muito bem feitas, bem acabadas?, afirma a técnica Mauriceia. O chefe do escritório municipal, Paulo Mattos, acrescenta que a construção dos açudes também atende a uma demanda de muito tempo dos agricultores, que mostram estarem muito satisfeitos. ?Também contamos com o apoio da Prefeitura para que as obras pudessem ser viabilizadas dentro do prazo, em relação à licença ambiental?, afirma. 

Na propriedade de Lúcia e Vani, a principal finalidade do açude de 2.700 m3 é para a reservação de água e irrigação de áreas de alfafa, milho e pastagens, sendo que a família dedica-se à atividade leiteira. ?Estamos muito satisfeitos e planejando plantar mais alfafa quando o sistema de irrigação começar a funcionar?, afirma Lúcia. 

O prefeito Sidney destaca que ?isso só aconteceu porque teve uma equipe da Emater preocupada em viabilizar isso, tanto a coordenação regional como o escritório municipal, incluindo São Luiz no programa, elaborando os projetos. Para São Luiz Gonzaga é muito importante um projeto desta natureza, com rapidez e eficiência?. 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, explica que a Emater/RS-Ascar, conveniada com a SDR, elaborou 450 projetos de açudes em 44 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, cujas obras iniciaram em fevereiro. A partir desta semana, passam a ser construídos açudes em Campina das Missões e São Paulo das Missões. 

No Estado, são 979 açudes em propriedades da agricultura familiar, sendo 99 municípios contemplados, num montante de R$ 5.507.168,50.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.