CI

Produtores de São Pedro do Butiá participam de oficina sobre manejo da atividade leiteira

A oficina está inserida na Chamada Pública do Leite, executada pela Emater/RS-Ascar, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.


O casal Leomar e Neuza Melchiors Bach recebeu em sua propriedade, na Linha Bonita, interior de São Pedro do Butiá, um grupo de agricultores beneficiários do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia do Leite, para mais uma atividade coletiva, na última quinta-feira (01/09). A oficina está inserida na Chamada Pública do Leite, executada pela Emater/RS-Ascar, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, sendo beneficiadas 17 famílias rurais do município.

Além de orientações sobre higiene, limpeza e uso de soluções pré e pós-dipping, foi realizada oficina em mochamento, aplicação de vacinas e casqueamento, conduzida pelos extensionistas da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, técnico em Agropecuária Olir Donato Vier e extensionista social Marlene Anschau, e pelo médico veterinário da Prefeitura, Paulo Heizmann. 

Ainda durante o encontro, que contou também com a presença de estagiários do curso de Medicina Veterinária e do vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Valter Seibert, foram abordados temas referentes à qualidade do leite, como o controle de células somáticas, contagem bacteriana e prevenção e cuidados em relação à mastite clínica e sub-clínica e o leite instável não ácido (Lina). O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Ao longo de três anos, as famílias inseridas no Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia do Leite recebem orientações para implantar melhorias em sua propriedade e na qualidade de vida, bem como participam de atividades coletivas de organização e intercâmbio de conhecimentos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.