CI

Produtores de SC admitem plantio de transgênicos


Produtores de soja de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, admitiram ontem (12-03) que plantam sementes transgênicas há cinco anos e já teriam inclusive encontrado variedades adaptadas à região, que oferecem ganhos de produtividade. O caso foi levado ao conhecimento da Federação da Agricultura do Estado (Faesc), que não nega a produção ilegal de soja modificada geneticamente, mas garante que o volume é bem menor que o registrado no ano passado, quando 40% da produção de 530 mil toneladas foi colocada sob suspeita.

Os produtores, que não foram identificados, informaram que não estão encontrando dificuldades para a comercialização dos produtos. Eles esperam uma liberação da produção dos transgênicos. Sabem que estão enganando os consumidores, mas não estariam dispostos a voltar atrás na decisão de cultivar as lavouras modificadas. O custo da produção com os transgênicos, segundo eles, é 5% menor que o da soja comercial orgânica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.