CI

Produtores de Sorrisso (MT) comemoram as condições de safra


As condições das lavouras não são motivo de preocupação para os produtores de Sorriso, munícipio localizado na região norte do Mato Grosso. Segundo dados obtidos junto a Sementes Maggi, empresa que atua no local, 80% das lavouras estão em excelentes condições, 18% em situação boa, 1% em condição regular e apenas 1% em situação ruim.

"O clima tem favorecido, apesar do excesso de chuvas dos últimos dias", ressalva fonte da empresa. O maior problema agora é que o tempo permanece fechado, dificultando a secagem do solo e os trabalhos de colheita, que estão apenas em fase inicial. A fonte acredita que menos de 1% dos 530 mil hectares sob cuidados da empresa na região foi colhido.

"Cerca de 3.000 hectares", estima. Em relação às fases de desenvolvimento, 17% das lavouras encontram-se em maturação, 33% em granação e 50% em floração. As doenças também não trazem dor-de-cabeça. "Está tudo controlado. Para a ferrugem, os produtores fizeram duas aplicações", constata. O grosso da colheita inicia no final de janeiro e até o dia 10 de fevereiro todas as lavouras da região já estarão sendo colhidas.

A expectativa de produtividade na região, apesar das doenças, é bastante positiva. Se tudo continuar correndo dentro do normal, o rendimento deverá ficar entre 55 e 56 sacas de 60 quilos (3.300 a 3.360 quilos) por hectare, conforme dados de outra empresa que atua na região, a Planejamento Agrícola e Topografia Boa Safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.