CI

Produtores defendem formação de cooperativas para administrar usinas

Tema foi discutido em Fortaleza, em reunião na sede do BNB


Tema foi discutido em Fortaleza, em reunião na sede do BNB
Uma comissão formada por representantes do governo federal, bancos e entidades do setor produtivo será criada nos próximos dias para a elaboração de um projeto de criação de cooperativas de pequenos fornecedores de cana-de-açúcar para administrar usinas em processo de falência. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (2-2), em reunião realizada na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE), com o objetivo de discutir medidas que visam sanar algumas dificuldades do setor sucroalcooleiro, como acesso a financiamentos e dívidas decorrentes de operações de crédito rural.

A idéia é pôr em prática um projeto piloto em Pernambuco, um dos Estados onde as pequenas indústrias passam por dificuldades financeiras, e estender a iniciativa a outras regiões. “É uma ação que será positiva para as usinas, que poderão se recuperar financeiramente, e para os pequenos fornecedores, que muitas vezes não têm para quem vender a cana”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gerson Carneiro Leão, que esteve na reunião.

Com a medida, o setor produtivo quer evitar o fechamento das usinas de pequeno porte. Segundo Leão, serão agendados novos encontros para acelerar a execução do projeto, além de visitas a usinas que hoje são administradas por cooperativas de produtores, mas com experiências bem sucedidas. “Queremos utilizar alguns exemplos que deram certo para aplicar a outros casos”, ressaltou. Outras decisões também foram tomadas na reunião, como a reinclusão de produtores de 12 municípios pernambucanos na lista de financiamento para custeio e renovação de canaviais pelo BNB e a desburocratização do acesso a linhas de crédito para a atividade canavieira.

Além do presidente da Comissão da CNA, estiveram no encontro o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Andrade, o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, além de representantes do BNB, e outras entidades do setor canavieiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.