Produtores destacam participação no Soja Plus

Agronegócio

Produtores destacam participação no Soja Plus

Cursos e orientações repassados pelo Soja Plus têm auxiliado o produtor a fazer a diferença na gestão da propriedade
Por:
963 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
Cursos e orientações repassados pelo Soja Plus têm auxiliado o produtor a fazer a diferença na gestão da propriedade

A participação dos produtores no Programa Soja Plus já começa a apresentar resultados. Em algumas visitas do Circuito Tecnológico, as equipes constataram que as informações e orientações repassadas, seja por meio dos cursos ou pelos próprios supervisores de campo do programa, estão auxiliando na melhoria da gestão das propriedades.

O produtor Élio Zílio, que cultiva soja na região de Deciolândia, comentou que fez o curso Qualidade de Vida no Trabalho, realizado este ano em Tangará da Serra, e destacou que foi de extrema importância, auxiliando na adequação de várias coisas na propriedade.

O produtor Carlos Belló, de Tapurah, que recebeu a visita do Ministério do Trabalho há 15 dias na propriedade, disse que assim que os fiscais souberam que ele participava do Soja Plus ficaram mais receptíveis e ‘olharam com outros olhos’. “A fiscalização era de rotina. E equipe estava acompanhada inclusive de policiais fortemente armados”, ressaltou o produtor que contou com o apoio da Aprosoja na instalação e fixação de placas sinalizadoras na propriedade, além dos cursos de capacitação.

O Soja Plus é um programa de gestão socioambiental da propriedade e em sua linha de atuação estabeleceu uma série de critérios de gestão que, se seguidos, poderão garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja. Entre as ações constam capacitação do produtor rural por meio de cursos, assistência técnica e educação ambiental e o monitoramento das melhores práticas agrícolas na propriedade.

O programa não é uma certificação e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) já foram ministrados diversos cursos sobre a legislação trabalhista rural (NR 31) e sobre qualidade de vida no trabalho. Além da capacitação, o Soja Plus orienta os produtores sobre as normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível, alojamento. E distribui kits compostos por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades, facilitando ao produtor atender aspectos exigidos pela legislação.

Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Abiove, a Anec, o Instituto Ares, Senar/MT, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink