Agronegócio

Produtores do MT antecipam aplicação de fungicida

Os produtores de Sorriso já estão atentos para evitar a incidência da ferrugem
Por: -Ângela Fogaça
1 acessos

Os produtores de Sorriso (MT) já estão atentos para evitar a incidência de pragas e doenças da soja nas lavouras. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Nelson Picolli, por enquanto não foram detectados focos de ferrugem asiática no município. "Os produtores estão se antecipando antes mesmo da ferrugem aparecer. Eles estão aplicando o fungicida já na primeira florada, quando costumam aparecer os primeiros casos. Junto com esse produto eles já aplicam um inseticida para prevenção também da lagarta conhecida como falsa medideira", explicou.

Quanto a mosca branca, Picolli ressalta que também não há casos confirmados, mas os produtores já estão atentos, porque a praga costuma aparecer a partir do mês de janeiro. "Nossos produtores já estão experientes no controle das pragas e fazem um monitoramento constante", informou.

No próximo dia 24, uma equipe da Fundação Mato Grosso realizará um encontro no município para discutir o combate e o monitoramento das pragas da soja. Na ocasião, a entomologista Lúcia Vivan enfocará sobre o avanço dos percevejos sugadores nas lavouras de soja.

“Os percevejos sugam os nutrientes do grão da soja e isso pode acarretar em perdas de até 30% de produtividade. É necessário fazer o acompanhamento desta população através do monitoramento e observar se esta população está se multiplicando, se isso ocorrer deve-se fazer o controle”, explica Vivan. A equipe técnica do evento enfocará outros assuntos que ajudarão o produtor a ter uma excelente colheita. O encontro será na unidade da fundação, em Sorriso, das 07 às 12h.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink