Produtores do MT viajam pelo meio-oeste americano com a Agritours
CI
Agronegócio

Produtores do MT viajam pelo meio-oeste americano com a Agritours

Roteiro inclui visita à CBOT e fazendas locais, além de passeios culturais
Por: -Janice
Roteiro inclui visita à Bolsa de Mercadorias de Chicago e fazendas locais, além de passeios culturais  

Um grupo de 35 produtores de Rondonópolis, Campo Verde, Sonora e Primavera do Leste, ligados a concessionária Iguaçu Maquinas da John Deere, estão em viagem pelo meio-oeste norte americano desde o dia 24 de agosto. Acompanham o grupo três gerentes da Iguaçu Máquinas, além de dois guias técnicos da Agriotours Brasil e um fotografo-cinegrafista da Zumpi Comunicação e Mercado.
 

No primeiro dia, o grupo familiarizou-se com Chicago em uma visita ao Willis Tower, o mais alto edifício do país com 420 metros.

O segundo dia foi marcado por um compromisso de negócios, com uma visita à Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), onde o grupo pode observar o pregão de mercadorias e também de ativos financeiros. Certamente uma vivência digna de nota.

O roteiro seguiu com o reconhecimento da quarta maior cidade americana através de um passeio pelo Navy Pier, encerrando assim o segundo dia. Outra vivência interessante para o grupo foi a noite no Legend's Club, do famoso músico de blues Buddy Gui.

No terceiro dia o grupo visitou um produtor de soja e milho no estado de Wisconsin. No passado o Sr. Meier era produtor de leite e suínos, mas por questões de mercado voltou-se inteiramente a produção de grãos.

No quarto dia foram dois compromissos culturais: a visita ao museu da Harley-Davidson em Milwaukee, onde os produtores puderam entender um pouco mais da cultura norte-americana contemporânea. A tarde o grupo fez uma visita a cervejaria Miller. Fundada em 1846, ela reforçou o conceito de uma marca e a valorização que os americanos dão aos produtos locais.
 
 

O quinto dia, sábado, iniciou com uma visita a um dos maiores concessionários John Deere do país, a Sloan Implement. Em operação desde 1936, com 16 lojas, atende parte dos estados de Wisconsin e Iowa com produtos para grãos, forragem, paisagismo e construção civil.
 

Na sequência a visita foi a um produtor de grãos que cultiva cerca de 800 ha de soja, milho e feno. O aprendizado foi sobre solos, plantio direto, armazenagem e processo de secagem de grãos com economia de energia. Alvo de um programa governamental, a economia de energia em operações agrícolas é uma das formas de aumentar a renda dos produtores.

O período da tarde foi dedicado a um passeio histórico pelo Rio Mississipi, elo importante da cadeia agroindustrial americana, em razão dos baixos custos de logística que esta agricultura consegue.

O sexto dia, domingo, foi voltado à um compromisso cultural, visitando o cenário do filme "Campo dos Sonhos" estrelado por Kevin Costner e que em 1989 ganhou o Oscar de melhor filme em Hollywood.
 

O Museu Nacional de Brinquedos de Agricultura em Dyersville não ficou a margem. Para surpresa do grupo, além dos milhares de modelos de máquinas agrícolas e dioramas representativos, há três modelos de tratores brasileiros das década de 1980 em exposição.


O dia foi finalizado com uma magnífica visita a propriedade da família Hoffmann em Waterloo. O Sr. John Hoffmann foi presidente da Associação Americana de Soja, participando de diversos comitês, inclusive o Comitê de Exportadores. Com três viagens ao Brasil, conhecedor de nossa realidade, John respondeu aos questionamentos dos produtores e partilhou informações sobre sua propriedade e a produção americana de grãos em geral.

Para coroar a visita, a mãe do anfitrião, ainda ativa na agricultura junto com seu marido de 82 anos, serviu "cookies" feitos por ela aos visitantes. Realmente uma legitima vivência americana.


Confira em breve novas notícias sobre o roteiro deste grupo no meio-oeste norte americano, na seção Viagens Técnicas do Portal Agrolink.

As informações são de Arno Dallmeyer, da Agritours Brasil, diretamente de Waerloo, Iowa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink