CI

Produtores enfrentam dificuldades para adquirir vacinas contra aftosa

Problema acontece em alguns municípios de São Paulo


Foto: Divulgação

Pecuaristas de algumas cidades de São Paulo estão com dificuldades para adquirir doses de vacinas contra a febre aftosa. A informação chegou para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

A entidade solicitou  à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP) atenção especial ao assunto em busca de sensibilizar as autoridades e buscar soluções. "Os pecuaristas precisam de apoio para garantir as doses necessárias e concluir essa etapa de vacinação, visto que é obrigatória para o nosso Estado", contextualiza Fábio de Salles Meirelles, presidente da federação.

Até o momento, foram relatadas dificuldade para adquirir vacinas nas cidades de Novo Horizonte, Brotas, Monte Aprazível, Araçatuba e Barretos. A Faesp sugere que às autoridades avaliem a extensão da dificuldade de aquisição da vacina e, caso necessário, pleiteie ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de maior prazo para a realização da campanha de vacinação contra febre aftosa.

"São Paulo tem potencial para se tornar, em breve, uma região livre da febre aftosa, mas necessitamos de efetividade e altos índices de vacinação nas últimas etapas do programa", destacou Meirelles.

A vacinação no Estado começou em 1º de maio e termina dia 31 de maio. São 10.554.742 bovídeos que devem ser vacinados. Até o momento apenas 42,45% das 120.571 propriedades cadastradas com bovídeos informaram ter vacinado os seus animais. O prazo para declarar a vacinação encerra em 7 de junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.