CI

Produtores florestais da Bahia obtém certificação com apoio da Veracel

Dezesseis produtores florestais do sul da Bahia, filiados à Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (Aspex) obtiveram em conjunto as certificações


Dezesseis produtores florestais do sul da Bahia, filiados à Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (Aspex) obtiveram em conjunto as certificações do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) e do Forest Stewardship Council (FSC), com apoio da Veracel, que é compradora da madeira por eles produzida. Essas certificações garantem a origem e condições adequadas do manejo florestal da madeira que abastece a produção de celulose da Veracel, exportada para diversos países.


As certificações foram obtidas de forma inédita por intermédio do Programa Produtor Florestal (PPF), promovido pela Veracel Celulose S.A., que atuou em parceria com a Aspex na administração do processo e nos contatos com a certificadora. A certificação atesta que os produtores atendem aos requisitos legais, sociais e ambientais estabelecidos pelos princípios dessas duas certificações.

O projeto demandou investimentos substanciais da Veracel e da Aspex, que foram aplicados em treinamentos e adequações de processos aos padrões internacionais de sustentabilidade.

Outros 18 produtores estão participando de um segundo grupo que vai buscar essas certificações com apoio da Veracel, e estão na fase de treinamento e adequação de seus processos. No total são fomentados 19 mil hectares em 135 contratos, que complementam os 91 mil hectares próprios da Veracel.

“O trabalho realizado pela Veracel e Aspex com esses produtores agrega valor à celulose que produzimos a partir da madeira manejada por eles. ”, comenta Otávio Pontes, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Stora Enso, empresa que detém 50% do capital da Veracel.


“Além de garantir sustentabilidade aos empreendimentos, as certificações representam para os compradores de nossa celulose a certeza de que ela está sendo produzida dentro das melhores condições sociais e ambientais, tanto nas propriedades da Stora Enso, como na de seus fornecedores independentes”, conclui o vice-presidente da Stora Enso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.