Produtores integrados de frango de MS solucionam problema


Agronegócio

Produtores integrados de frango de MS solucionam problema

Por: -Admin
2 acessos

Produtores dos assentamentos da região de Terenos, em Mato Grosso do Sul, mais precisamente da localidade de Colônia Nova, vinham sendo prejudicados pela empresa Frango-Vit pelo não-cumprindo do contrato anteriormente firmado com os produtores, inclusive com o atraso no pagamento previsto na parceria de integração empresa–produtores. No entanto, depois de reunião com vários segmentos da área, os problemas começaram a ser solucionados.

Há cerca de seis meses a empresa deixou de fornecer a ração com qualidade e quantidade necessárias à produção regular das aves alojadas e atrasou o pagamento aos seus integrados. Isso tudo provocou uma grande alteração nas criações, prejudicando o desenvolvimento dos frangos.

No mês de janeiro a empresa entrou com pedido de concordata, e agora, na tentativa de se reestruturar, organizou a reunião com os produtores e pediu um prazo de 90 dias para que possa cumprir seus compromissos.

Além dos produtores, proprietários, técnicos da Frango-Vit diretamente envolvidos, estiveram presentes na reunião o prefeito do município, diretores do Sindicato Rural de Terenos, assessor do Departamento de Agricultura da Famasul, o presidente da associação local dos produtores, representantes do Banco do Brasil, da Seprotur e da Enersul.

De acordo com Laurindo Petelinkar, assessor da Federação da Agricultura, após longa discussão, foi possível chegar a um acordo favorável tanto para produtores quanto para a empresa. Entre outros acordos, firmou-se a retomada do pagamento em dia, que já está sendo providenciado; retomada da regularidade na entrega de ração em quantidade e qualidade requerida pelas aves alojadas para seu melhor desenvolvimento sanitário e ganho de peso; solução de problemas pontuais dos produtores, como exemplo da Enersul e do transporte de aves para o abate, que vem exigindo pagamento à vista. De acordo com a direção do Sindicato Rural de Terenos, os produtores estão dispostos a aguardar o prazo, desde que a Frango-Vit cumpra o acordo de pelo menos entregar a ração com qualidade.

O presidente do sindicato, Jaime Pinheiro, aproveitou a reunião para pedir melhorias nas estradas, que segundo ele, não permitem o tráfego regular em condições de chuva. A produção avícola dos assentamentos de Terenos é estimada em 17 mil aves.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink