CI

Produtores integrados de frango de MS solucionam problema


Produtores dos assentamentos da região de Terenos, em Mato Grosso do Sul, mais precisamente da localidade de Colônia Nova, vinham sendo prejudicados pela empresa Frango-Vit pelo não-cumprindo do contrato anteriormente firmado com os produtores, inclusive com o atraso no pagamento previsto na parceria de integração empresa–produtores. No entanto, depois de reunião com vários segmentos da área, os problemas começaram a ser solucionados.

Há cerca de seis meses a empresa deixou de fornecer a ração com qualidade e quantidade necessárias à produção regular das aves alojadas e atrasou o pagamento aos seus integrados. Isso tudo provocou uma grande alteração nas criações, prejudicando o desenvolvimento dos frangos.

No mês de janeiro a empresa entrou com pedido de concordata, e agora, na tentativa de se reestruturar, organizou a reunião com os produtores e pediu um prazo de 90 dias para que possa cumprir seus compromissos.

Além dos produtores, proprietários, técnicos da Frango-Vit diretamente envolvidos, estiveram presentes na reunião o prefeito do município, diretores do Sindicato Rural de Terenos, assessor do Departamento de Agricultura da Famasul, o presidente da associação local dos produtores, representantes do Banco do Brasil, da Seprotur e da Enersul.

De acordo com Laurindo Petelinkar, assessor da Federação da Agricultura, após longa discussão, foi possível chegar a um acordo favorável tanto para produtores quanto para a empresa. Entre outros acordos, firmou-se a retomada do pagamento em dia, que já está sendo providenciado; retomada da regularidade na entrega de ração em quantidade e qualidade requerida pelas aves alojadas para seu melhor desenvolvimento sanitário e ganho de peso; solução de problemas pontuais dos produtores, como exemplo da Enersul e do transporte de aves para o abate, que vem exigindo pagamento à vista. De acordo com a direção do Sindicato Rural de Terenos, os produtores estão dispostos a aguardar o prazo, desde que a Frango-Vit cumpra o acordo de pelo menos entregar a ração com qualidade.

O presidente do sindicato, Jaime Pinheiro, aproveitou a reunião para pedir melhorias nas estradas, que segundo ele, não permitem o tráfego regular em condições de chuva. A produção avícola dos assentamentos de Terenos é estimada em 17 mil aves.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.