CI

Produtores mato-grossenses conhecerão detalhes do Programa ABC

II Encontro Regional de Sistemas Produtivos, acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, no Centro de Eventos de Sorriso

Mostrar o que o produtor rural mato-grossense vem utilizando com êxito em termos de agricultura verde e sustentável e as novas tecnologias disponíveis para a melhoria da fertilidade do solo e o melhor ganho na produtividade na lavoura estão entre os assuntos que serão tratados no II Encontro Regional de Sistemas Produtivos, nos dias 23 e 24 de abril, no Centro de Eventos de Sorriso (MT).


Darci Getúlio Ferrarin Júnior, presidente do CAT Sorriso, informa que o encontro será de grande oportunidade para que os participantes conheçam melhor como funciona o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que será apresentado por José Alfredo Pinto, do Banco do Brasil.

"Ele mostrará como funciona o Programa ABC, que é destinado aos agricultores interessados em investir em tecnologias de produção sustentável por intermédio do uso do plantio direto, recuperação de cabeceiras de rios, lagos e nascentes na propriedade ou mesmo recuperação de pastagens entre outras opções", diz Ferrarin.

O II Encontro Regional de Sistemas Produtivos é uma realização do CAT Sorriso, Embrapa e Sindicato Rural de Sorriso e reunirá pesquisadores, produtores e iniciativa privada mostrarão o que têm disponibilizado no campo de mais moderno para produção cada vez maior em menores áreas com o uso de tecnologias de ponta. Na edição passada, o público participante foi de 700 pessoas e a meta para este ano é reunir 1 . 000 produtores, técnicos e estudantes ligados à produção de grãos e à pecuária.

"Não por acaso, Sorriso é a sede deste evento porque é a detentora da maior área de produção de soja convencional do mundo (650 mil hectares) e recordista nacional com média de produtividade acima de 60 sacas por hectare", informa o vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso e integrante da comissão organizadora, Elso Vicente Pozzobon.


Conforme Pozzobon, Mato Grosso é um estado com grandes áreas produtivas com boa topografia para o uso da mecanização nas lavouras. Assim, nos últimos 40 anos o estado conseguiu um grande salto em sua produção de matérias-primas, transformando-se no maior produtor nacional de grãos (soja e milho).

"Saber trabalhar com o foco do gerenciamento da propriedade tornou-se essencial porque o produtor rural, além de saber plantar também precisa saber gerenciar o seu negócio. A gestão de custos - que engloba o conhecimento de como funcionam as commodities, o mercado de câmbio e as ferramentas de hedge para diminuir dos riscos nas operações financeiras - também se tornou importante para definir a rentabilidade da lavoura na propriedade", completou.

INSCRIÇÕES: Para participar do II Encontro Regional de Sistemas Produtivos acesse o site: www.catsorriso.com.br e clique no banner do Encontro para efetuar a inscrição on-line antecipada (R$ 50,00) e para estudantes (R$ 25,00) com direito a um kit do evento, certificado e direito a um almoço no dia 24 de abril. Mais informações ligue: (66) 3544-3379.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 23.04 - CAT SORRISO (Palestrantes) - a partir das 19h30.

Roberto Rodrigues (Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que falará sobre as Perspectivas do Agronegócio Brasileiro;
José Alfredo Pinto (setor Agronegócios do Banco do Brasil) que proferirá sobre a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

DIA 24.04 - (DIA DE CAMPO) - Fazenda S. Maria da Amazônia - a partir das 7h30

Otávio Celidonio (IMEA MT) - Gerenciamento da Empresa Rural no Agronegócio;
Paulo Barroso (Embrapa Algodão - GO) - Avanço da Biotecnologia;
Clayton Giani Bortolini (Fundação Rio Verde) - Posicionamento das culturas em sucessão (safrinha);
Flávio de Jesus Wruck (Embrapa Arroz e Feijão, de Sinop-MT) - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta;
Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril) - Eficiências dos sistemas de produção em pecuária de corte (pastagem x melhoramento animal);
Charton Jahn Locks (Aliança da Terra - GO) - Sustentabilidade Ambiental e o Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.