Produtores participam de rally técnico no interior do Mato Grosso
CI
Agronegócio

Produtores participam de rally técnico no interior do Mato Grosso

Evento reuniu 50 agricultores da região do Vale do Araguaia em dia de campo itinerante que percorreu mais de 100 km entre os municípios de Querência e Canarana
Por:
Evento reuniu 50 agricultores da região do Vale do Araguaia em dia de campo itinerante que percorreu mais de 100 km entre os municípios de Querência e Canarana

Um comboio de 25 caminhonetes quebrou o clima de tranquilidade das estradas rurais que cortam propriedades de soja e milho nos municípios de Querência e Canarana, no interior do Mato Grosso, na sexta-feira (09). Os carros faziam parte do Rally Ceagro/Expedição Safra 2011/12, iniciativa que busca levar ao produtor informação qualificadas e de tendências do setor.


O dia começou com uma palestra de Marco Antônio Conejero, professor do Ibmec e consultor da PriceWaterHouseCoopers, no Sindicato dos Produtores de Querência. Conejero explicou como a crise mundial vai afetar o campo, mas tranquilizou os agricultores quando afirmou que, mesmo com a instabilidade econômica, os países, especialmente China e Índia, continuarão a consumir soja. Segundo ele, o padrão de consumo está crescendo e, por isso, os produtores devem investir para produzir mais com um custo menor. “Não olhe para o preço, olhe para o custo”, afirmou.

Sustentabilidade – A temática principal do evento, “Soluções sustentáveis e integradas para o agronegócio”, pautou a palestra de Conejero. O professor explicou a importância da sustentabilidade no campo e de que forma o mercado está exigindo cada vez mais que o agricultor produza de forma adequada. Segundo ele, o produtor tem que estar preparado para o consumidor mesmo antes que a sustentabilidade seja exigida por lei. Ele afirma que para isso é preciso que existam parcerias entre produtores, empresas e cooperativas. “É necessário disseminar informações do que está acontecendo no campo, investir em infraestrutura, preparar o produtor por meio de treinamento e identificar a as necessidades de cada região produtiva”, explica Conejero.


Na estrada – Em seguida, os participantes, junto com técnicos, parceiros, fornecedores e jornalistas partiram rumo à propriedade de Írio José Guisolphi, onde conheceram novas variedades de soja super precoce que estão sendo testadas na área do produtor pelo pela Ceagro/Losgrobo. O objetivo é testar cultivares para encontrar a semente que melhor se adapta à região e, assim, possibilitar ao produtor o plantio da 2ª safra de milho minimizando o risco climático. Após as explicações sobre os experimentos no local pelo corpo técnico da Ceagro, o comboio seguiu para a área de 12 hectares adquirida pela empresa em Querência onde será instalada a loja de insumos do grupo.

Outro ponto de visita dos participantes do Rally foi a Associação dos Representantes de Defensivos Agrícolas do Vale do Araguaia (Ardava), onde eles assistiram a uma palestra sobre a forma correta de armazenar as embalagens de agrotóxicos. A associação é responsável pelo recolhimento das embalagens em 22 municípios. Este ano recolheu 530 toneladas de embalagens vazias. Para o ano que vem, a meta é alcançar 650 toneladas. Os produtores rurais conheceram ainda uma área degradada, que era voltada à pastagem e hoje está sendo recuperada para com o cultivo de soja e milho. “A recuperação desse tipo de área é um investimento no longo prazo. Já estamos pensando nos nossos filhos. Para mim, isso é sustentabilidade”, disse o produtor Fabiano Brunetta.


Milho Verão – Com pouca tradição na região, o milho de verão foi um dos destaques da programação. Os participantes conheceram uma área onde a variedade está sendo testada com o objetivo de rotação de cultura. Entre as vantagens do plantio dessa variedade, segundo os técnicos, estão a descompactação do solo e o equilíbrio químico com o aumento da matéria orgânica. Em outro ponto da propriedade, os produtores conheceram a tecnologia AgCelence e ainda visitaram uma Área de Preservação Permanente (APP) que está sendo recuperada visando a sustentabilidade da fazenda.

Ao final do dia, o comboio havia percorrido mais de 100 km entre os municípios de Querência e Canarana, onde os produtores conheceram seis unidades demonstrativas, as novas tecnologias aplicadas na região e acompanharam in loco o que está sendo desenvolvido. “Foi um dia muito produtivo. Os participantes tiveram acesso a muitas e novas informações e a propriedades que eles não conheceriam sozinhos”, disse o CEO da Ceagro, Paulo Fachin. O produtor de soja Arlindo Osalen, de Gaúcha do Norte, viajou mais de três horas para participar do Rally e saiu satisfeito do evento. “Aprendi várias coisas que posso aplicar na minha propriedade”, disse.


Calendário – A etapa Querência foi o primeiro de uma série de eventos técnicos que serão realizados na temporada 2011/12 na aliança entre o Rally Ceagro e a Expedição Safra Gazeta do Povo. Até o final de março serão realizados outros quatro eventos.

MUNICÍPIO/ESTADO          DATA
Querência (MT) /        REALIZADO 09/DEZ/2011
Canarana (MT)           19/JAN/2012
Goiatuba (GO)            09/FEV/2012
Guaraí (TO)                01/MAR/2012
Balsas (MA)                 08/MAR/2012


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.