CI

Produtores passam a virada do ano plantando amendoim

Cultivo de Amendoim ganha destaque e se expande no Brasil


Foto: Canva

O cultivo de amendoim, que outrora era destinado principalmente à rotação com a cana-de-açúcar, está vivenciando um crescimento notável no país, tornando-se a primeira escolha para muitos produtores. O reconhecimento da importância dessa cultura no cenário internacional tem impulsionado essa mudança. O Brasil, atualmente, figura como um dos principais exportadores dessa leguminosa, tanto no que diz respeito ao produto como ao óleo, o que tem proporcionado aos produtores uma rentabilidade mais expressiva devido à maior abertura ao mercado global.

Neste momento, aproximadamente 60% da produção nacional de amendoim é destinada à exportação. Paralelamente ao crescimento das exportações, a área de plantio tem se expandido, dobrando em algumas áreas produtivas. O cultivo vem se expandindo para outros estados, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, saindo da predominância em São Paulo, onde está concentrada a região produtora principal, especialmente nas cidades de Tupã e Jaboticabal. Estimativas recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam um aumento de 10,41% na área plantada com amendoim nesta safra. 

Apesar do cenário favorável, da boa rentabilidade e da capacidade da cultura de se adaptar bem a climas adversos e solos arenosos, as chuvas escassas no início da safra prejudicaram os planos de muitos produtores. A maioria deveria ter concluído o plantio até este período, mas devido às condições climáticas, muitos iniciarão o plantio após o período de virada do ano, conforme observado por Guilherme Gadelha, Representante Técnico de Vendas da ADAMA. Além disso, o cultivo de amendoim requer um manejo estratégico e a utilização eficiente de insumos, o que acarreta em um alto investimento por hectare. “Há poucas pesquisas e geração de informações técnicas sobre a cultura e, até pouco tempo, havia poucas soluções dedicadas à leguminosa. A ADAMA é hoje uma das principais empresas com produtos registrados para amendoim, contando com um portfólio completo”, reforça Gadelha. 

A empresa está desenvolvendo um plano piloto de barter exclusivo para atender aos produtores de amendoim, conforme compartilhado pelo analista de operações estruturadas da empresa, Christian Queiroz. Este programa teve início no ano anterior, e a expectativa é implementá-lo na próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.