CI

Produtores prestigiam Dia de Campo sobre Morangos em Nova Santa Rita

Última quinta-feira (08/11), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Nova Santa Rita realizou uma Tarde de Campo sobre Cultivo de Morangos Orgânicos


Na última quinta-feira (08/11), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Nova Santa Rita realizou uma Tarde de Campo sobre Cultivo de Morangos Orgânicos, na propriedade de Olímpio Vodzik (Assentamento Itapuí), que trouxe relatos de toda a sua experiência de 25 anos produzindo a fruta no sistema orgânico. Aproximadamente 90 pessoas, de 18 municípios, participaram da atividade. 

]A tarde de campo foi organizada em três estações. Na primeira, foi abordado pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Marcelo Biassusi, juntamente com o produtor, o cultivo de morangos orgânicos no solo, quais suas características, uso e manejo do solo. 

A segunda estação contemplou o cultivo de morangos em bancada. Os representantes da BIOC compostagem, Jair Staub e Paulo Leonhard, explicaram a composição do substrato para esta finalidade, que incluiu casca de arroz carbonizada, terra, composto e pó-de-rocha. Este material é acondicionado numa calha plástica onde são plantadas as mudas de morango. Já o professor da UniLaSalle, Rubens Muller Kautzmann, e o doutorando da UFRGS, Adilson Celimar Dalmora, relataram resultados do uso do pó-de-rocha no cultivo de morango em substrato e seus benefícios. 

A última estação contemplou o manejo com microrganismos e o uso de controle biológico na prevenção e controle de doenças e pragas no morangueiro orgânico, tema abordado pelos sócios-proprietários da empresa ICB Bioagritec Ltda, Aida e Akio Matsumura. Nesta estação, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Igor Silva de Bearzi, também apresentou o balanço financeiro da produção de morangos na propriedade. Já o técnico da prefeitura, Antônio Marcos dos Santos Vignolo, mostrou a realidade da produção agroecológica em Nova Santa Rita. 

Segundo De Bearzi, a tarde de campo proporcionou grande aprendizado aos participantes e também representou um avanço na parceria estabelecida entre instituições de pesquisa, Emater/RS-Ascar e empresas. ?Isto nos leva a ter 
mais conhecimento das tecnologias na produção de morangos orgânicos no solo e em bancada?, ressaltou

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.