CI

Produtores rurais de Pelotas/RS podem entregar embalagens de agrotóxicos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) fará a coleta do material na sexta (3)


Os produtores rurais de Pelotas/RS têm até quinta-feira (02) para entregar embalagens vazias de agrotóxicos, devidamente acondicionadas e com a tríplice lavagem, para que seja reduzido seu conteúdo contaminante, nas administrações distritais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) fará a coleta do material na sexta (3).

As embalagens coletadas pela Central Regional de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos do Capão do Leão são encaminhadas para fábricas em Curitiba ou São Paulo, onde são transformadas em canos corrugados, utilizados para proteger fios elétricos nas construções. Desde o final de 2006, a SDR faz o recolhimento de embalagens de agrotóxicos da zona rural de Pelotas. Só em 2009 foram 5,2 toneladas, nas duas coletas anuais. O descarte do material no meio ambiente contamina o solo, o ar, mananciais, animais e o ser humano.

Os produtores são responsáveis por levar as embalagens até as subprefeituras, de onde a SDR faz o recolhimento. Antes do início da coleta, a maioria do material era descartado no meio ambiente ou queimado. Com a queima das embalagens, o veneno era jogado na atmosfera. No descarte com o lixo comum, ou com a abertura de valas para enterrá-los, há a contaminação do solo e consequentemente de animais e pessoas.

Em caso de dúvidas, o produtor pode entrar em contato com a SDR pelo telefone (53) 3225-3155 ou com a subprefeitura de cada distrito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.