Produtores se preparam para retomar plantio de trigo após chuvarada

Agronegócio

Produtores se preparam para retomar plantio de trigo após chuvarada

Quem plantar trigo até o fim de julho fica coberto pelo seguro em caso de problemas climáticos
Por:
854 acessos

Com o retorno do sol os agricultores se preparam para retomar o plantio do trigo, que foi parado devido às intensas chuvas das últimas semanas. O engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini, acredita que amanhã, 09, os maquinários poderão voltar às lavouras.
 
No entanto, ele pede cautela aos produtores, visto que a previsão do tempo indica período mais longo de estabilidade climática, pelos menos até a semana que vem, o que dá tempo para plantar o trigo com o solo menos úmido, o que ajuda na germinação do cereal.
 
O período recomendado para cultivo do trigo na região de Ijuí encerra quinta-feira, porém atrasar o plantio poucos dias não interfere na produtividade. Além disso, Bortolini enfatizou que o governo federal deve prorrogar até o fim deste mês o prazo de zoneamento agrícola.
 
Com isso, quem plantar trigo até o fim de julho fica coberto pelo seguro em caso de problemas climáticos. Na área de abrangência dos 46 municípios da Emater regional de Ijuí o cultivo do trigo está entre 86 e 87% da área prevista. Municípios de Cruz Alta, Catuípe e Santo Augusto, onde há grandes lavoureiros, apresentam plantio mais atrasado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink