CI

Produtores vislumbram mais ganhos no futuro


Os­val­do Dan­te e Oni­val­do Dan­te Jú­nior vis­lum­bram mui­tos be­ne­fí­cios pa­ra as sa­fras que vi­rão a par­tir de ago­ra. Os ­dois ad­mi­nis­tram jun­to com Oni­val­do Dan­te uma pro­prie­da­de em Cam­bé, nor­te do Es­ta­do, e op­ta­ram por apli­car o mi­cro­geo no cul­ti­vo da so­ja, na sa­fra pas­sa­da, e no mi­lho sa­fri­nha es­te ano. Em­bo­ra os re­sul­ta­dos ain­da não te­nham si­do quan­ti­fi­ca­dos, os pro­du­to­res se en­tu­sias­mam com as pers­pec­ti­vas do uso do pro­du­to nas pró­xi­mas sa­fras.

  ‘‘Vi­mos a di­fe­ren­ça vi­sual­men­te. Na so­ja, hou­ve me­nos ata­que de áca­ros e me­nos man­chas ­foliares’’, ates­ta Dan­te Jú­nior. A fa­mí­lia fez apli­ca­ção fo­liar do mi­cro­geo em 42 dos 350 hec­ta­res de so­ja. ‘‘Co­mo já ha­vía­mos fei­to o plan­tio (quan­do co­nhe­ce­ram o pro­du­to), usa­mos o mi­cro­geo so­men­te nas ­folhas’’, ex­pli­ca, afir­man­do que nas pró­xi­mas sa­fras vão fa­zer a apli­ca­ção no so­lo. Se­gun­do os pro­du­to­res, no mi­lho o pro­du­to pos­si­bi­li­tou me­lhor en­rai­za­men­to e a plan­ta te­ve co­lo­ra­ção ­mais es­ver­dea­da. Na sa­fri­nha, a apli­ca­ção foi fei­ta no so­lo e nas fo­lhas.

  Os­val­do Dan­te de­mons­tra con­vic­ção ao fa­lar so­bre a im­por­tân­cia da aten­ção ao so­lo. ‘‘Com es­ses cui­da­dos es­ta­mos dan­do ­mais vi­da ao so­lo. Com a ex­plo­ra­ção agrí­co­la o so­lo vai em­po­bre­cen­do, di­mi­nui a pro­du­ti­vi­da­de e au­men­ta a doen­ça ata­ca ­mais. Por is­so, é im­por­tan­te ado­tar prá­ti­cas pa­ra re­com­por o equi­lí­brio. Os ga­nhos vi­rão de uma sa­fra pa­ra ­outra’’, afir­ma.

  Os pro­du­to­res ci­tam tam­bém co­mo van­ta­gem o bai­xo cus­to do pro­du­to. ‘‘É (um pro­du­to) na­tu­ral e não pre­ci­sa de gran­de in­ves­ti­men­to até mes­mo pa­ra ­experimentar’’, des­ta­ca Os­val­do. (R.C.)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.