CI

Produtos à base de milho em alta demanda

Um dos maiores impulsionadores da demanda por milho é o aumento da demanda por produtos sem glúten


Foto: Leonardo Gottems

O milho é um alimento verdadeiramente global apreciado por milhões de consumidores. Mais de 1 bilhão de toneladas de milho são colhidas todos os anos. Destes, 175 milhões de toneladas são fabricadas em produtos de moagem clássicos, como grãos de flocos para a produção de flocos de milho, grãos de cerveja para cerveja e destilados, grãos para lanches saborosos entre refeições, cereais matinais e refeições principais e farinhas usadas para assados alimentos e pratos tradicionais como a polenta na Itália e nos Balcãs.   

Pratos como tacos, tortilhas e arepas da América Latina estão crescendo em popularidade em todo o mundo. Os produtos à base de milho também estão crescendo em demanda como um substituto saudável sem glúten para alimentos convencionais. Mesmo na Europa Ocidental, onde o milho tende a ser visto como ingrediente para ração animal, novos produtos entraram nos mercados de alimentos de consumo.

Um dos maiores impulsionadores da demanda por milho é o aumento da demanda por produtos sem glúten. Enquanto apenas recentemente esses produtos ocupavam apenas um pequeno espaço na seção de alimentos especializados dos supermercados, hoje os produtos sem glúten ocupam corredores inteiros. Antes reservados para consumidores com necessidades dietéticas especiais, eles entraram no mainstream há muito tempo. O volume de varejo de alimentos assados sem glúten aumentou de 173.500 toneladas em 2015 para 355.000 toneladas em 2020. O crescimento de 2015 a 2025 deve ser de 146%. É a mesma história para produtos de massas sem glúten.

Os consumidores que optam por dietas mais saudáveis ou sem glúten são apenas uma das razões pelas quais o milho se tornou um ingrediente tão importante no mercado alimentar. As cervejarias também estão impulsionando a demanda à medida que procuram maneiras de reduzir custos. Muitos estão substituindo o malte pelo milho como uma alternativa econômica. As cervejarias artesanais também estão experimentando o novo ingrediente e desenvolvendo novos sabores para seus consumidores. Durante a pandemia do COVID-19, essas tendências se aceleraram.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.