Produtos de seguro para arroz serão avaliados em videoconferência do Mapa
CI
Imagem: Pixabay
GESTÃO DE RISCOS

Produtos de seguro para arroz serão avaliados em videoconferência do Mapa

Evento virtual aberto do Monitor do Seguro Rural será no dia 16 de julho às 15 horas
Por:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 16 de julho, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada ao seguro rural do arroz. O objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras, que estudam aprimorar os seguros com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores.

Para participar da videoconferência basta acessar o seguinte link da plataforma Teams na data e horário agendados: tinyurl.com/msrarroz

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras. 

O seguro rural de arroz teve 4.875 apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no ano de 2020. “É uma oportunidade de os produtores e técnicos dialogarem com as seguradoras para compreender o desenho dos produtos de seguro rural de arroz que estão disponíveis no mercado”, explica o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola. Nesse caso, as subvenções para este ano podem ser de 20% para produtos de risco nomeado e de 25% a 30% para produtos com cobertura multirrisco, enquadra. Para o ano de 2022, os produtores de arroz poderão contratar o seguro rural com subvenção federal de 40%, independente do produto escolhido.

“O monitor é uma oportunidade para os produtores e as cooperativas, com as entidades representativas, construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa”, afirma Loyola. Dentre as principais modalidades, o seguro rural prevê cobertura de riscos nomeados, em que o produtor escolhe os riscos cobertos como geada e granizo, e a cobertura multirrisco com a cobertura para riscos diversos como seca, chuva excessiva, granizo, geada, raio, tromba d’água, ventos fortes, ventos frios e variação excessiva de temperatura.

Monitor do Seguro Rural 

O projeto já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho de 2020 atingindo mais de 1.800 participantes em 14 edições. As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas aqui: tinyurl.com/msrarquivos  

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho de 2020 e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas até o final de 2021.

Mais informações sobre o Monitor pelo e-mail: seguro@agricultura.gov.br

Clique aqui e saiba mais sobre o Monitor de Seguro Rural.  


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.