Produtos de seguro para olerícolas serão avaliados
CI
Imagem: Sheila Flores
EVENTO

Produtos de seguro para olerícolas serão avaliados

Evento virtual aberto do Monitor do Seguro Rural será no dia 20 de agosto
Por:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 20 de agosto, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada ao seguro rural de 13 culturas olerícolas. O objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras para as culturas de repolho, beterraba, chuchu, pepino, cenoura, berinjela, alface, abóbora, abobrinha, couve-flor, vagem, ervilha e tomate, a fim de aprimorar os seguros com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores. Para participar da videoconferência basta acessar o seguinte link.

O evento é virtual e limitado a 350 participantes, permitindo interação do público com perguntas e propostas aos produtos de seguros apresentados. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras. 

O seguro rural de olerícolas teve 1.884 apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no ano de 2020. “Será uma oportunidade de os produtores e técnicos dialogarem com as seguradoras para compreender o funcionamento e coberturas dos produtos de seguro rural que estão disponíveis no mercado”, explica o Secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos Filho. As culturas olerícolas possuem 40% do valor do prêmio subvencionado pelo PSR, o maior percentual do programa independente do produto escolhido.

No caso das olerícolas, o seguro rural prevê coberturas especificas para cada cultura que podem variar de riscos nomeados, onde o produtor escolhe os riscos cobertos como geada e granizo, e a cobertura multirrisco com coberturas por riscos diversos como tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, chuva excessiva, seca, geada, variação excessiva de temperatura, entre outras.

Monitor do Seguro Rural 

O projeto já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho de 2020 atingindo mais de 1700 participantes. As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas aqui: tinyurl.com/msrarquivos  

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho de 2020 e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas até o final de 2021. O monitor é uma oportunidade para os produtores e as cooperativas, com as entidades representativas, construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa.

Mais informações sobre o Monitor pelo e-mail: seguro@agricultura.gov.br


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.