CI

Programa Carne Certificada Pampa® supera expectativas em 2011

Incremento de carcaças certificadas chega a 77,67%


Incremento de carcaças certificadas chega a 77,67%

O Programa Carne Certificada Pampa® terminou o ano de 2011 acima das expectativas. Com previsão de 36 mil carcaças certificadas, a marca foi superada em 2,1 mil animais, chegando a mais de 38mil carcaças certificadas neste ano. Em relação ao ano de 2010 o crescimento chegou a 77,7%, em certificação nas cinco plantas frigoríficas do Rio Grande do Sul.


O gerente do Programa Carne Certificada Pampa®, Guilherme Dias, conta que o abate total de animais com padrão racial HB e suas cruzas chegou ao expressivo número de 147 mil, dos quais, mais de 38 mil foram certificados através de rigorosos critérios do programa de carne de qualidade.

“Este incremento no abate evidencia o trabalho que a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) vem realizando em conjunto com os Frigoríficos Parceiros Marfrig e Silva a nível de marketing e fomento aos invernadores”, disse Dias.

Segundo o gerente de pecuária do Marfrig, José Pedro Crespo, 2011 foi um ano de consolidação do Programa Carne Certificada Pampa®.

“Para o Marfrig o ano de 2011 foi de consolidação do Programa Carne Pampa Certificada, que teve seu início na empresa em 2010, passou por ajustes durante o primeiro ano, ocorrendo em 2011 a certificação em todas as plantas do RS. Duas melhorias nas tabelas de premiação, demonstraram a maturação do programa, que se confirma pelo aumento no número de animais Hereford e Braford, abatidos e certificados” comentou Crespo.

O consultor da Progepec responsável pelo setor de compras do Frigorifico Silva, Ricardo Zambarda Vaz, disse que a manutenção de parcerias como esta com a ABHB é de extrema importância, pois em um mercado cada vez mais competitivo, a busca de qualidade e excelência dos produtos é fundamental.


"Igualmente, aos dados da ABHB os dados de abates do Frigorífico Silva demonstram um aumento expressivo no número de animais abatidos e certificados no programa “Carne Pampa”, fato que vem ajudando a suprir a crescente demanda pelos produtos oriundos desta certificação visando atingir os mercados mais exigentes”, relatou Vaz.

Ele conta ainda que um grande avanço em 2011 foi o novo sistema de bonificação aos produtores, que premia de acordo com a qualidade das carcaças.

“Com certeza o sistema de bonificação influenciou nos números finais do levantamento”, reforça o consultor.

O Programa Carne Certificada Pampa, entra o ano de 2012 já com expectativa de crescimento. A consolidação das marcas produzidas no Frigorífico Silva e o lançamento da linha Seara pelo Marfrig Frigoríficos do Brasil deve impulsionar o programa e criar base para expansão da certificação fora do Estado do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.