CI

Programa da Syngenta garante aumento médio de até 110% de produtividade

Produtores de grãos colheram safras recordes por meio do PIN - Produtividade Integrada


Produtores de grãos  colheram safras recordes por meio do PIN - Produtividade Integrada

Após ter garantido aumento de mais de 50% de produtividade em 2015, o rendimento médio de produtores que aderiram a Programa PIN – Produtividade Integrada – da Syngenta na última safra chegou a até 110% a mais em municípios da região do Sul do País, em comparação com a média nacional, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com objetivo de alcançar novos patamares de produtividade, 2,7 mil produtores se inscreveram no programa e obtiveram números expressivos a partir da aplicação de soluções integradas da multinacional nas culturas de soja, milho (incluindo silagem) e trigo na última safra. Destes, 140 casais de agricultores se destacaram e chegaram à seletiva final.

Por hectare, os líderes de produção chegaram a colher médias de 103 sacas de soja, 218 de milho (verão) e mais de 80 de trigo. Em Palmitos (PR), o produtor de milho silagem Marcelo Piva alcançou produtividade de 45.436 litros de leite por hectare. Na balança comercial, o faturamento destes quase três mil produtores aumentou em R$ 500 milhões após terem recebido assistência técnica que incluiu acompanhamento de solo, manejo correto de tecnologias e controle de doenças.

A plataforma PIN – que reúne soluções para o cultivo destes grãos – é embasada em três pilares: tecnologia, serviços e relacionamento. Em  evento realizado nesse final de semana em Foz do Iguaçu (PR), a Syngenta divulgou o resultado de algumas das melhores lavouras da segunda edição do PIN.

Alinhado aos compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, o PIN tem o objetivo de viabilizar aumento de produtividade utilizando menos recursos, insumos e sem expansão de área, o que visa manter o cumprimento de metas até 2020, destacou o diretor da Unidade Sul da Syngenta, João Paulo Zampieri.

“Se nós não fizermos nada, vai faltar comida no mundo. Só tem um jeito para conseguirmos compensar esta falta de água e comida, que é montar um programa para ajudar o produtor como o PIN.  Hoje, pelo menos uma coisa mudou no Brasil: as pessoas já acreditam que é possível colher 100 sacas de soja por hectare”, destaca.

Com 450 mil produtores identificados na metade de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Syngenta vislumbra contemplar entre 15% e 20% destes produtores com o programa de Produtividade Integrada.

Triticultor, Dirceu Roberto Dallacua obteve o melhor índice de produtividade dentro do PIN. Após ter reservado cerca de 30 hectares em propriedades de Campestre da Serra e Ipê (RS), Dallacua colheu 25 sacas a mais do no restante da propriedade dele após trabalho de acompanhamento da Syngenta, totalizando um rendimentos de 95,2 sacas por hectare. 

"Eu penso que a agricultura passa obrigatoriamente por esta parceria e o programa PIN abre os olhos de muita gente, porque se pode produzir muito mais do que se produzia, em uma menor área, com menos custo e com maior rentabilidade”, avaliou.

Aumento de produtividade chegou a até 110% em comparação à média nacional
Os resultados alcançados pelos participantes da segunda edição do PIN foram altamente significativos. A produtividade média dos dez primeiros sojicultores classificados pelo programa foi de 103 sacas de soja por hectare, enquanto a média nacional é de 48,9 (diferença de 110%).

Para a cultura do milho verão, a média no Brasil é de 81,4, enquanto a média registrada pelos primeiros colocados no PIN foi de 218 sacas por hectare. Produtores de trigo vencedores alcançaram médias superiores a 80 sacas por hectare, enquanto a média do País é de 37.

Confira a lista dos vencedores anunciados neste final de semana: 

Solução Integrada Syngenta utilizada: Acelera IBP (soja)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.