CI

Programa de educação ambiental do inpEV torna-se referência internacional na ONU

Iniciativa foi selecionada como case de sucesso e publicada na plataforma de parcerias pelo desenvolvimento sustentável das Nações Unidas


O Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), foi selecionado como uma boa prática e caso de sucesso pelo Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (United Nations Department of Economics and Social Affairs – UN DESA).

Iniciativa de educação voltada para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o PEA é parte das ações de educação e conscientização do inpEV, entidade gerenciadora do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas). Seus resultados e impactos positivos foram publicados na plataforma de parcerias pelo desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=30200 ).

Todo ano, o programa distribui gratuitamente milhares de kits educacionais para escolas de todo o país, a fim de conscientizar professores e alunos sobre a responsabilidade compartilhada no gerenciamento de resíduos sólidos. Entre 2010 e 2019, cerca de 1,6 milhão de estudantes foram beneficiados. Este ano, foram distribuídos 9 mil kits educativos para 2,5 mil escolas públicas e privadas, dando suporte em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Uma das principais inovações da atual edição do PEA é o alinhamento dos conteúdos pedagógicos à Base Nacional Curricular Comum, mais conhecida pela sigla BNCC. Entre os materiais do kit deste ano, há um jogo de tabuleiro colaborativo, em que as crianças têm a oportunidade de aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e refletir sobre as atitudes sustentáveis antes e depois do consumo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.