CI

Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro leva diplomatas ao Porto de Paranaguá


Diversas vezes, representantes das embaixadas e consulados brasileiros são convidados a visitar portos para acompanhar o embarque ou desembarque de produtos, em decorrência de exigências alfandegárias ou sanitárias do país importador. “Conhecer o Porto de Paranaguá nos permite avaliar a estrutura portuária brasileira de onde partem os produtos do agronegócio. O trabalho realizado aqui, principalmente de fiscalização, é de suma importância para a aceitação dos produtos no país de destino”, avalia o diplomata responsável pela área econômica da embaixada brasileira em Tóquio (Japão), Eduardo Teixeira.

A visita dos representantes de 24 embaixadas brasileiras ao Porto de Paranaguá é parte da primeira edição do Programa Imersão de Diplomatas no Agronegócio, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com encerramento marcado para a próxima sexta-feira (17), em Brasília.

O Porto de Paranaguá é considerado estratégico, contribuindo para o escoamento de 19,5% da produção de grãos e 9% da agropecuária. Dentre os itens exportados estão soja, milho, algodão, madeira e carne de aves, bovina e suína. Já os importados são trigo e fertilizantes.

“Oferecer mais subsídios aos diplomatas para que defendam os procedimentos tomados pelo País quanto à fiscalização fitozoossanitária e certificação dos produtos. Isto certamente trará consequências positivas para a agropecuária nacional”, conclui o superintendente Federal da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho.

Programação - Para amanhã (16), o calendário do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro inclui visitas a propriedades rurais, indústrias e cooperativas nos municípios paranaenses de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. No dia 17, o grupo retorna à Brasília para conhecer trabalhos desenvolvidos pela Embrapa e pela Confederação de Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.