CI

Programa de Recebimento de Embalagens percorre o Sul e o Litoral gaúcho

Roteiro inicia dia 16 de novembro


Inicia no dia 16 de novembro o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos pelas regiões Sul e Litoral do Rio Grande do Sul. Produtores de tabaco de 44 municípios poderão destinar corretamente as embalagens em roteiro que inicia em Pelotas e Arroio do Padre, seguindo por Piratini, Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Turuçu e São Lourenço do Sul. Em 2016, o roteiro reinicia no dia 11 de janeiro e se estende até o mês de março. O roteiro completo está disponível no site do SindiTabaco (www.sinditabaco.com.br).

A ação permanente e itinerante desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas desde o ano 2000, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), já possibilitou a correta destinação de mais de 12,3 milhões de embalagens. Atualmente, o programa percorre 563 municípios e 2,3 mil pontos de coleta, beneficiando mais de 130 mil produtores gaúchos e catarinenses. De acordo com o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o objetivo do programa é preservar o meio ambiente de possível contaminação por descartes inadequados e proteger a saúde e a segurança dos produtores de tabaco e de suas famílias. 

As embalagens coletadas são destinadas às centrais de recebimento e triagem credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Ao entregar as embalagens, os produtores ganham um comprovante, fundamental para justificar conformidade com a legislação vigente junto aos órgãos de fiscalização ambiental. Entre as exigências para o recebimento, está a realização da tríplice lavagem e a inclusão da tampa do recipiente no momento da entrega. 

Passo a passo da tríplice lavagem (Fonte: inpEV)
1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
5. Repetir por mais duas vezes a operação e inutilizar a embalagem, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.
Importante: realizar a lavagem durante o preparo da calda, utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Sul e Litoral
Período: 16/11/2015 a 11/03/2016
Municípios: Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Mampituba, Torres, Maquiné, Caraá, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Taquara, Tavares, Terra de Areia e Turuçu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.