CI

Programa irá financiar produtores de trigo em Goiás


O plantio de trigo em Goiás será consolidado e terá sustentabilidade com o Protrigo - programa de financiamento. O projeto foi lançado durante o 1º Seminário de Trigo de Cerrado, na Feira Agro Centro-Oeste. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Mário Schreiner, disse que o estado produziu 12 mil toneladas de produto em 2000, número que no ano passado pulou para 50 mil e deve chegar a 100 mil toneladas em 2003.

O secretário informou que o Protrigo é um programa de financiamento da produção de trigo idêntico ao que foi concedido à cultura do algodão. Da mesma forma, terá recursos voltados para a pesquisa de semente, para novas tecnologias e até mesmo para marketing do trigo do cerrado. José Mário Schreiner afirmou que programa de incentivo não provocará a migração de produtores de soja para a cultura de trigo irrigado, já que o estímulo será alternativa para a chamada safrinha ou para rotação de culturas.

Ele informou que, com a instalação da Câmara Setorial de Trigo, Goiás deverá articular todo o setor envolvendo a iniciativa privada e os governos estadual e federal para que se possa alavancar a cultura do trigo em todo o estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.