CI

Programa lança selo sobre confiabilidade de adjuvantes

"Tais produtos não estão submetidos às rígidas exigências que regulam o setor de defensivos agrícolas"


Foto: Pixabay

O Programa Adjuvantes da Pulverização deu mais um passo para buscar assegurar a confiabilidade dos adjuvantes agrícolas comercializados no País, lançando um selo oficial para certificar a funcionalidade dos produtos. A concessão do selo será de responsabilidade do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediado em Jundiaí. 

“Adjuvantes auxiliam na eficácia da pulverização e do controle fitossanitário, por apresentar efeitos como espalhante, umectante ou penetrante, entre outros. Associar um adjuvante de funcionalidade imprecisa a um defensivo de boa qualidade põe em xeque o investimento na lavoura”, comenta o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do programa. 

Resultante de uma parceria entre o CEA-IAC e o setor privado, o programa autorizará às empresas, cujos produtos receberem aprovação no laboratório do CEA, a estampar o novo selo nas embalagens e nos rótulos desses insumos. “Tais produtos não estão submetidos às rígidas exigências que regulam o setor de defensivos agrícolas, daí a necessidade de o próprio mercado buscar soluções para comprovar a funcionalidade das marcas de adjuvantes vendidas no País”, salienta Ramos. 

“Defendemos que os critérios e métodos empregados na avaliação da funcionalidade de adjuvantes agrícolas sejam discutidos com fabricantes, pesquisadores e usuários dos produtos, no âmbito de câmaras técnicas como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O objetivo comum, segundo entendemos, é desenvolver um conjunto de normas que respaldem um Sistema Oficial de Certificação, mas este processo leva tempo”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.