CI

Programa Nacional do Crédito Fundiário une pais e filhos no campo

Oportunidade de ter um pedaço de terra e trabalhar para crescer


Ver os filhos seguindo os mesmos passos dos pais enche de orgulho o agricultor Darci de Oliveira, de 59 anos, morador do interior de Rondônia. Isaias de Oliveira, de 21 anos, e Alessandro Silva, de 40, exemplificam bem o ditado “filho de peixe, peixinho é”. A sucessão rural tem sido a certeza da continuidade de bons trabalhos no campo, realizados em propriedades adquiridas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Com o financiamento, os filhos estão se unindo aos pais e investindo em produções que estão transformando a vida dos jovens.

Seu Darci cuidou durante muitos anos dos “meninos” e hoje quem cuida dele são os filhos, que adquiriram uma propriedade em Rolim de Moura (RO), pelo PNCF. A terra já era conhecida. Eles conseguiram financiar o terreno que Darci arrendou durante anos. Com o crédito, cada filho adquiriu um pedaço de terra no qual produzem café e já têm projeto em andamento para produção de abacaxi e banana.

Cansado de vê-los se dividindo entre os trabalhos para terceiros, seu Darci não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de incentivar os filhos a buscarem o crédito. “Mesmo trabalhando de arrendo aqui, eles levantavam 3h da manhã para enfrentar um emprego no frigorífico. Aquilo me doía muito”.

Isaias, o caçula, olha para o terreno com otimismo. O jovem fala – em frente à sua própria casa construída – sobre um futuro melhor para toda a família. “Penso em investir aqui. Tivemos essa oportunidade de ter um pedaço de terra e estamos aqui trabalhando para crescer”, conta. O jovem ainda ressalta que é ótimo ter o pai por perto e que ainda tem muito o que aprender com a experiência do veterano da família.

O sorriso de seu Darci não esconde a felicidade de ver o filho, de apenas 21 anos de idade, com uma terra para trabalhar e já com casa própria. Com o crescimento da família, ele deixa para trás o passado sofrido. “A gente chegou a morar em barraco que não podia começar a pingar chuva que já enchia de água dentro. Agora, eles estão bem acomodados nas casinhas deles. A moradia aqui é de primeira. E foi erguida graças ao programa”. (Leia outra matéria sobre o PNCF em Rondônia neste link).

Saiba mais

O Programa Nacional de Crédito Fundiário, promovido pela Sead, por meio da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam financiar um imóvel rural. Os recursos do crédito podem ser acessados por qualquer agricultor familiar que preencha os requisitos do programa, como não ser servidor público, não ter sido beneficiado por outro programa da Reforma Agrária, entre outros. Os beneficiários do PNCF também podem ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.