CI

Programa pioneiro trata de doenças masculinas na área rural

Conforme pesquisas, entre as doenças masculinas, o câncer de próstata é o mais comum


Conforme pesquisas, entre as doenças masculinas, o câncer de próstata é o mais comum

Por questões culturais e sociológicas, o tratamento de doenças masculinas de natureza urológica continua sendo tabu em muitas regiões do Brasil e, especialmente, no campo. Com o objetivo de conscientizar a população masculina do meio rural sobre a importância do diagnóstico precoce das principais doenças urológicas, bem como o seu tratamento, será promovido no próximo sábado (20) o programa especial “Saúde do Homem” para 400 homens em São Joaquim. As atividades iniciarão às 7 horas no CTG Minuano Catarinense, localizado no Parque Nacional da Maçã. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) em parceria com a Secretária de Saúde do Município e a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC).

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo, o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim Antônio Marcos Pagani de Souza e o superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi acompanharão as ações.

Conforme pesquisas, entre as doenças masculinas, o câncer de próstata é o mais comum e o segundo que mais ocasiona óbitos. “A intenção da Faesc/Senar é gerar momentos de educação que possibilitem mudanças de atitudes, favorecendo a promoção da saúde. Queremos oportunizar aos homens do meio rural uma melhoria na qualidade de vida”, destaca Pedrozo.

O superintendente do SENAR/SC ressalta que o objetivo é oferecer aos produtores rurais um programa de prevenção e diagnóstico precoce das principais doenças urológicas que atingem os homens. “Nosso intuito é minimizar os números de casos de doenças entre os homens do campo”.

PROGRAMAÇÃO

As atividades iniciarão às 7 horas com coleta de sangue para os exames PSA e Colinesterase. Às 8 horas ocorrerá a abertura seguida da palestra sobre prevenção do câncer de próstata e pênis com os médicos da SBU/SC, Paulino Granzotto, Ceniro Martins Filho e Jackson Luis Tirello. Às 9 horas, será desenvolvido o circuito da saúde, com consultas médicas, coleta de sangue para exames e outras atividades educativas e preventivas. O encerramento será às 12 horas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.