Programa sanitário da Biogénesis-Bagó beneficia fazendas em MT
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,042 (0,45%)
| Dólar (compra) R$ 5,58 (-1,06%)


Agronegócio

Programa sanitário da Biogénesis-Bagó beneficia fazendas em MT

Sucesso do programa é sustentado pela redução na incidência da diarréia
Por: -Marianna
711 acessos
Todo produtor sabe que é melhor investir na prevenção do ter custos para cobrir os prejuízos na propriedade. E quando essa prevenção vem acompanhada de palestras para os funcionários, instalação de calendário sanitário, acompanhamento das vacinações, o resultado final é mais proveitoso para ambos os lados.

Este é o trabalho que a Biogénesis-Bagó realiza em propriedades brasileiras, com foco para a vacinação e prevenção de doenças. Na região do Mato Grosso do Sul, o sucesso deste trabalho completo vem acontecendo em diversas propriedades, principalmente nas fazendas Engano e Boa Sorte.

O problema vinha acontecendo devido a presença de rotavírus, provocando altos índices de diarréia nos animais destas duas fazendas. Pensando nisso, a Biogénesis-Bagó inseriu um programa sanitário em longo prazo em cada propriedade, com a proposta de reduzir anualmente índices de diarréia.

Este programa possui a vacina Rotatec J5, diferente das demais vacinas do mercado. Além de ser composta por rotavírus tipo 6 e 10, possui E.coli J5, uma cepa que induz melhor resposta imunológica frente as demais E.coli.

Resultados

A aplicação do programa sanitário ainda está em fase de execução em diversas fazendas do MS, no entanto já é possível mensurar alguns números parciais:

Por exemplo: Na Camapuã Agropecuária – Fazenda Engano – as melhorias foram notadas após a aplicação de um calendário sanitário, treinamento e palestras para a equipe de campo, elaboração de um cronograma sanitário, acompanhamento das vacinações e auxilio na coleta e análise de dados.

No primeiro ano do programa registrou queda de 35% nos índices de diarréia nos bezerros, sendo que este número era próximo de 70%. Dos 3450 animais sujeitos ao problema, hoje são 1200 livres da doença devido a aplicação da vacina Rotatec J5 e outras ferramentas de manejo que contribuíram para o resultado.

O grande sucesso do programa é sustentado pela redução na incidência da diarréia, em plena sintonia entre produtor e fornecedor, através de um apoio técnico e operacional da equipe de campo da Biogénesis-Bagó.

Fazenda Engano em números:

-Redução de 35% em índices de diarréia;
-Nos animais com diarréia, a resolução do caso acontece com até dois tratamentos com antibiótico;
-1200 animais livres da doença;
-Economia de tempo e mão-de-obra;
-Redução de acidentes de trabalho;
-No estágio atual, a mortalidade por diarréia é nula;

As informações são da assessoria de imprensa da Biogénesis-Bagó.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink