CI

Programa vai auxiliar seleção da raça holandesa

Os animais estarão cadastrados em uma base de dados nacional e serão comparados


Foto: Marcel Oliveira

A ferramenta Web+Leite, que permite controlar a produção leiteira dentro da propriedade e monitorar a qualidade do leite, ganhou novas funcionalidades. O sistema também vai permitir que o criador faça a avaliação genética da raça holandesa.

Os animais estarão cadastrados em uma base de dados nacional e serão comparados entre si. São cerca de oito milhões de exemplares da raça que irão se diferenciar em itens como estão a produção leiteira, produção de proteína, morfologia, entre outros. Com essa base o criador poderá ter ideia do potencial genético dos animais e fazer a seleção. 

Isso será feito por meio de gráficos onde o produtor fará a comparação de todas as características de cada vaca, tendo a base do sistema em todo o Brasil. O produtor lança as informações e o programa faz a comparação. Para fazer parte o criador precisa fazer controle leiteiro e classificação linear. 

“O programa avalia 50% sobre produção, 38% sobre morfologia e 12% sobre saúde animal. Se o produtor quer acelerar uma característica para determinado tipo, ele poderá pegar as melhores vacas para aquele índice e fazer a multiplicação desta genética" destaca o superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Luiz Rigon.

A expectativa é que até o início do próximo ano também seja lançado um aplicativo que facilite a vida do criador da raça Holandesa que irá auxiliar no preenchimento dos dados a serem realizados em tempo real. Segundo a Gadolando 2019  encerrou com 7,21 mil animais registrados, um aumento de 4,6% em relação à 2018.

*com informações da assessoria de imprensa
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.