CI

Programa visa melhorar performance reprodutiva e reduzir descarte

Trata-se de uma inovação em vitaminas e minerais injetáveis para ser utilizado em machos reprodutores e matrizes


Trata-se de uma inovação em vitaminas e minerais injetáveis para ser utilizado em machos reprodutores e matrizes

Na suinocultura moderna, competitividade significa resultados melhores ao menor custo de produção. E, quando se trata de reprodutores, essa eficiência tem a ver com prolificidade. Técnicos e produtores têm sua atenção voltada para o aumento não só de leitões nascidos vivos, mas também desmamados. Por isso, melhorar a performance reprodutiva e reduzir o descarte precoce é um grande desafios nas granjas de suínos, principalmente porque atualmente se utiliza alto padrão genético no plantel. Dessa forma, se faz necessária ação específica para prevenir problemas. Nesse sentido, a FormilVet está promovendo seus programas para alta performance reprodutiva, tanto para machos reprodutores quanto fêmeas.

Os programas estão sendo promovidos durante a Pork Expo, que inicia nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira (16), em Curitiba, no Estação Convention Center. A feira abrange também o V fórum Internacional de Suinocultura e deve receber cerca de 20 mil pessoas, entre produtores, profissionais da área, dirigentes, acadêmicos e demais público interessado.

Eficiência

A gerente de produtos da FormilVet, a médica veterinária Cristiana Cypriano, explica que os programas para alta performance reprodutiva para machos reprodutores e fêmeas, tratam-se de uma inovação em minerais e vitaminas injetáveis, utilizando dois produtos da empresa, o Selen-Fos e o Zimag.

Para machos, informa a profissional, a utilização do programa com vitaminas e minerais injetáveis tem demonstrado melhora na qualidade dos espermatozóides e do sêmen, aumento da concentração e número de doses inseminantes, tem efeito antioxidante celular e previne a infertilidade e problemas ósseos. Além disso, ainda garante a prevenção e o tratamento em problemas de casco, de alterações cutâneas, lesões de pele e feridas, catalisa o processo da hemoglobina, tem ação imunomoduladora, e ainda age no desenvolvimento testicular, espermatogênese e na mortalidade espermática. Com isso, menciona Cristiana, os reprodutores têm melhora na performance, conseguindo aumentar o número de doses inseminantes com menor índice de descarte. Os resultados se refletem na maior produtividade do plantel e, consequentemente, lucratividade ao produtor.

Prevenção

Para a médica veterinária da FormilVet, mais importante do que tratar infertilidade é atuar de maneira preventiva, conforme o manejo que pode ser feito utilizando o Programa de Alta Performance Reprodutiva para Fêmeas, cujos resultados, cita Cristiana, têm sido muito satisfatórios porque, além de auxiliar na prevenção da infertilidade, estimula a atividade ovariana e melhora a taxa de prenhez. Também é visível o incremento no sistema imune dos leitões através da transferência via placenta, colostro e leite. Assim como nos machos, é promovida ação antioxidante e imunomoduladora, tem ação preventiva e curativa em problemas de casco, também nas alterações cutâneas, lesões de pele e feridas, na catalisação do processo da hemoglobina, as além de prevenir MMA (síndrome metrite, mamite e agalaxia), o desequilíbrio metabólico nutricional de minerais no pré-parto e pós parto. O programa atua inclusive na prevenção de falhas reprodutivas e perdas embrionárias precoces e tem a finalidade de diminuir o intervalo desmama cio (IDC).

Consequência

Cristiana Cypriano expõe que uma outra preocupação dos técnicos é combater os problemas de casco que levam os suínos a comprometerem seu desempenho reprodutivo. Conforme ela, devido a problemas de caso, pode ser afetado o desempenho da progênie e da produção de leite, bem como pode aumentar a taxa de descarte antes do final de sua potencial vida produtiva, o que reflete no aumento do custo de reposição de animais. A médica veterinária cita que há estudos que demonstram que o percentual de descarte anual de porcas por problemas locomotores varia de 12 a 30% podendo em casos individuais atingir até 50%. “Porcas com lesões de diferentes graus de severidade nos cascos têm uma tendência a apresentarem problemas urinários por falta de atividade física, e tem como consequência uma menor ingestão de água, levando a uma diminuição das micções diárias, ou por assumirem a posição de “cão sentado” favorecendo a contaminação da vagina”, alerta a profissional.

Tendo em vista estes problemas, os programas para alta performance reprodutiva da FormilVet também estão voltados à prevenção e tratamento de problemas de casco,a través de complexo injetável de minerais e vitaminas. Assim, enumera a veterinária, a utilização do complexo injetável de minerais e vitaminas trata terapeuticamente de dentro para fora os problemas de casco, promove a regeneração dos tecidos na área afetada, trata o casco lesionado e previne a deterioração dos demais; reduz, ainda, a recidiva dos problemas de casco e pode ser utilizado individualmente.

Ação extra

O complexo tem a vantagem, ainda, de atuar na prevenção de alterações cutâneas, lesões na pele, feridas, rachaduras de tetos e prepúcio e como catalisador do processo de síntese da hemoglobina. Ele ainda tem ação imunomoduladora e previne desequilíbrio metabólico de minerais no pré-parto e pós-parto. “É um programa completo, voltado a melhorar o desempenho reprodutivo de fêmeas e machos suínos, com resultados comprovados através de estudos e aplicação no dia a dia por produtores”, finaliza Cristiana Cypriano.

As informações são da assessoria de imprensa da FormilVet.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.