Programação de Reuniões Técnicas do Milho e Sorgo contempla atrações diversificadas
CI
Agronegócio

Programação de Reuniões Técnicas do Milho e Sorgo contempla atrações diversificadas

Programação ocorre entre os dias 21 e 24 de julho
Por:
Emater/RS-Ascar, Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) uniram esforços para preparar a 59ª Reunião Técnica Anual do Milho e 42ª Reunião Técnica Anual do Sorgo, com diferentes atrações.  Dia de campo, oficinas, palestras, mostra de sementes crioulas e apresentações de trabalhos científicos sobre milho e sorgo estão entre as principais atrações da programação, que ocorre de 21 a 24 de julho. Neste período, centenas de pesquisadores, extensionistas, agricultores e estudantes são esperados no campus da Setrem, em Três de Maio.  

A abertura será na noite do dia 21 de julho, com palestra sobre Culturas de milho e sorgo para o desenvolvimento regional, com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) Rogério Kerber. Na sequência, a fala será sobre a importância do milho de polinização aberta para a agricultura familiar.
Já no dia 22, o panorama regional e estadual do milho e sorgo será tema da primeira palestra do dia, às 8h30, com o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus. A partir das 9h15, ocorre o painel sobre as Perspectivas do milho e sorgo, com abordagem do preço, sorgo para a produção de etanol, produtividade e fitossanidade e pesquisas na área.

O Controle biológico de pragas nas culturas do milho e do sorgo será abordado logo depois, pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz.

Oficinas sobre milho e sorgo podem ser conferidas à tarde pelos participantes de dia de campo. Entre os temas abordados estão secagem e armazenagem de grãos; milho e sorgo na dieta animal; qualidade dos produtos na safra e safrinha; qualidade da silagem de grão úmido e planta inteira; tecnologias e produtos para a agricultura familiar; e rotação de culturas.

No dia 23, os participantes poderão optar por diferentes painéis. O painel sobre milho e sorgo na agricultura familiar abre a programação. Os temas abordados contemplam colheita, secagem e armazenagem; milhos de polinização aberta; milho e sorgo na alimentação humana. Logo após, outro painel apresenta políticas públicas para a agricultura familiar, com destaque para troca-troca de sementes de milho e sorgo; conservação de solos e água e a irrigação; pesquisa, ensino e extensão rural.

Às 11h15, A importância do milho e sorgo na atividade leiteira será apresentada com abordagens sobre limites da sustentabilidade nos sistemas de corte da planta inteira; comportamento do milho e sorgo em períodos de estresse hídrico; e características agronômicas recomendadas para ruminantes. Pela tarde, das 13h45 às 16h, haverá oficinas sobre milho e sorgo para lideranças e agricultores.

A apresentação dos trabalhos destaques inscritos nas Reuniões Técnicas será no último dia do evento (24/07), a partir das 8h30. Logo após, serão feitos os encaminhamentos e moções das Reuniões Técnicas. Também será escolhida a próxima sede do evento. A programação encerra ao meio-dia.
 
Atrações permanentes
Quem visitar as Reuniões Técnicas do Milho e do Sorgo poderá conferir apresentações de trabalhos científicos da área, na programação da tarde, das 14h às 16h. Na sequência, serão expostos os pôsteres, que poderão ser conferidos das 16h15 às 17h30.

Além disso, diariamente, durante a tarde, pode ser prestigiada a Mostra de Saberes Tradicionais. Agricultores integrantes do programa Guardiões da Agrobiodiversidade, de Tenente Portela, estarão à disposição para a troca e venda de sementes de milho, de diferentes variedades. Também poderá ser conferido artesanato a partir do milho. Uma artesã vinda de Porto Vera Cruz deve demonstrar o modo de confecção de bolsas, portas-revista, caixas para presentes e outros produtos a partir da palha do milho.

Outras informações sobre a programação da 59ª Reunião Técnica Anual do Milho e 42ª Reunião Técnica Anual do Sorgo podem ser conferidas no site milhoesorgo.setrem.com.br.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink