CI

Programas Novas Lideranças e GQC mobilizam produtores do Norte de Minas

Dois programas do Senar Minas mobilizaram mais de 70 pessoas em Montes Claros no último mês.

Dois programas do Senar Minas mobilizaram mais de 70 pessoas em Montes Claros no último mês. Trinta e oito pessoas, filhas de produtores e profissionais da área agropecuária, iniciaram o Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais, enquanto outros quarenta produtores de leite e gado de corte iniciaram as aulas teóricas do Programa de Gestão de Qualidade no Campo - GQC.

Participam do curso de Novas Lideranças produtores de banana, limão, mandioca, batata doce, manga, cana de açúcar, milho, coco, hortaliças, aves, leite e gado de corte, de Montes Claros, Bocaiúva, Coronel Murta, Coração de Jesus, Francisco Sá, Jaíba, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Monte Azul, Paracatu, São João da Lagoa, Urucuia e Várzea da Palma.

Dirceu Martins, gerente regional do Senar Minas em Montes Claros, durante a abertura dos programas

Segundo o coordenador da Assessoria Sindical da Faemg, Wilson Barros de Moura, o objetivo do programa é a formação e capacitação de líderes, a fim de que estes sejam formadores de opinião. A meta é habilitar os participantes para que assumam funções ou cargos que contribuam para o avanço e que interfiram positivamente em suas regiões para o desenvolvimento do agronegócio.

Este primeiro módulo do curso de Novas Lideranças é ministrado pelo administrador de empresas Jerônio Giaccheta, profissional com pós-graduação, MBA e larga experiência em gestão de pessoas e negócios. Para ele, a formação de lideranças tem três princípios fundamentais que devem ser observados: tornar-se líder; permanecer como líder e, o mais importante, ser reconhecido como líder.

Famílias unidas em defesa do agronegócio

Empresário do setor de beleza em Montes Claros, Rui Albuquerque e seus dois filhos - Guilherme Augusto, estudante de engenharia civil, e Paulo Henrique, farmacêutico - têm uma propriedade rural no município de São João da Lagoa, onde estão investindo na produção de galinha caipira. Os três esperam que o curso de novas lideranças lhes dêem subsídios para entender melhor o funcionamento do agronegócio.

Rui Albuquerque (ao centro) e seus dois filhos

Segundo Rui, como são novos no setor do agronegócio, precisam buscar conhecimentos: “tenho interesse, junto com a comunidade, em implementar uma associação local para que venha cumprir o seu papel de defesa dos interesses da classe e, quem sabe num futuro próximo, defender um interesse mais comercial dos produtores da comunidade”, analisou.

Gestão de Qualidade no Campo

No GQC, os produtores de leite Jackson Silveira, há 25 anos na atividade, e Adilson Silveira, há 30 anos, também estão acompanhados dos seus filhos Isackson, engenheiro de telecomunicações, e Alisson, advogado. Os dois jovens estão entrando na atividade e desejam o máximo de conhecimentos possível, para otimizar o tempo que vão dedicar à produção.

Para os pais, é preciso que os filhos se especializem para que cometam o mínimo de erros possíveis, pois, de acordo com eles, produzir leite não é “nada fácil”, especialmente no Norte de Minas: “a falta de chuvas deixa o custo de produção muito alto e dificulta os lucros”, apontam.

Comprometimento das lideranças

Para o gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e vice-presidente da Faemg, Ricardo Laugthon, que estiveram presentes na abertura dos dois programas, tanto o curso de Novas Lideranças quanto o GQC, têm a função de promover o agronegócio no Norte de Minas. Por isso, é importante que os agricultores se comprometam com a missão, pois precisam entender que a liderança e a gestão são extremamente importantes para o desenvolvimento do agronegócio regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.