Programas terão ações para melhoria da qualidade do leite de cabra na Paraíba e Pernambuco

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Imagem: Pixabay
PECUÁRIA

Programas terão ações para melhoria da qualidade do leite de cabra na Paraíba e Pernambuco

Equipe da Embrapa apresentará a produtores resultados de amostras de leite e dialogar boas práticas na produção
Por:

Pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos estarão, até o dia 12 de fevereiro, nas regiões do Cariri Paraibano e Sertão de Pernambuco, para iniciar, junto a produtores, guardiões de tanques e gestores de usinas de produção de leite de cabra, atividades para um plano de qualificação para fornecimento o produto na região. O plano será voltado para adequação do produto a parâmetros de qualidade.

A atividade integra ações de dois programas de governo: o AgroNordeste (coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com participação da Embrapa) e o InovaSocial (parceria da Embrapa com o BNDES). Nas visitas, serão também apresentados resultados de amostras de leite de cabra de 174 rebanhos, coletadas em plataformas de recepção da usina e em tanques comunitários de 12 municípios, distribuídos entre as duas regiões.

De acordo com a pesquisadora Viviane Souza, a perspectiva é que as ações do plano de qualificação se iniciem no mês de maio, com treinamentos e capacitações para produtores rurais, além de adoção de medidas para controle de qualidade e correções de possíveis inconformidades do produto. “Os produtores serão capacitados em boas práticas que envolvem higiene da ordenha, manejo sanitário para controle da mastite, qualidade da água, manejo alimentar”, detalhou ela. Também são previstas ações de melhoria da infraestrutura das plataformas de ordenha e inserção de utensílios para ordenha higiênica em propriedades beneficiárias dos dois programas.

Nas visitas realizadas nesta e na próxima semana, a equipe da Embrapa, além de apresentar o diagnóstico, discutirá parâmetros para qualidade do leite de cabra com os produtores rurais, responsáveis por usinas e por tanques comunitários. “Nessa primeira conversa com os produtores falamos sobre a composição do leite, os parâmetros ideais do leite, e como estava a qualidade da amostra que coletamos na visita que realizamos em novembro”, explica Viviane. Ao longo do plano, esse tipo de análise será feita com regularidade.

Segundo a pesquisadora, ao dialogar sobre esses indicadores, a equipe espera sensibilizar esses diversos agentes sobre questões importantes para a qualificação do leite caprino. Entre elas, a importância de adoção de boas práticas para os criadores e da prática de análises regulares entre os responsáveis pelos tanques. Em seguida, será possível esboçar, em conjunto com os responsáveis pelas usinas, objetivos, ações, metas e indicadores que vão compor o plano, a ser colocado em prática junto com os demais públicos envolvidos nas regiões.

Nesta primeira semana, a equipe da Embrapa visita produtores rurais em Cabaceiras (PB), Sumé (PB), Sertânia (PE), Zabelê (PB), Alagoinha (PE). Na próxima semana, serão visitados os guardiões dos tanques comunitários que recebem o leite destinado para as usinas de Sumé e Cabaceiras. Além de Viviane, a equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos responsável pela interlocução com os atores nas regiões e pela elaboração do futuro plano será composta pelos pesquisadores Nívea Felisberto e Antônio Egito e pelo analista Leandro Oliveira.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink