Projeto “Lavoura de Resultados” promove treinamento sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

Agronegócio

Projeto “Lavoura de Resultados” promove treinamento sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

Iniciativa oferece capacitação sobre tecnologia de aplicação
Por:
1222 acessos

Iniciativa realizada pela Emater-RS, Embrapa e Massey Ferguson oferece capacitação sobre tecnologia de aplicação a fim de desenvolver multiplicadores de práticas que garantam o máximo do potencial produtivo com o menor custo. Dados preliminares do programa apontam que é possível reduzir em quase 50% o número de aplicações de inseticidas

Criado para levar informação e conhecimento aos produtores rurais, o projeto “Lavoura de Resultados", da Emater-RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) conta com a parceria da Embrapa e da Massey Ferguson para habilitar agricultores a executar, de forma correta, a aplicação de defensivos agrícolas. Uma das etapas do programa é o treinamento que a Massey Ferguson oferece aos profissionais que trabalham no projeto. No último mês, 24 técnicos da Emater-RS foram capacitados na sede da fabricante de máquinas agrícolas sobre tecnologia de aplicação. “A ideia é que eles multipliquem no campo as boas práticas de pulverização”, explica Vitor Kaminski, supervisor marketing produto pulverizadores da AGGO, detentora da marca Massey Ferguson.

O projeto “Lavoura de Resultados” faz o acompanhamento e monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas em 52 Unidades de Referência Tecnológica (URT), na safra 2015/2016, que se dedicam à cultura da soja. As supervisões das lavouras são semanais e contam com o suporte da Embrapa e também de universidades na avaliação da presença de doenças e pragas, que posteriormente servem como parâmetro para tomadas de decisão quanto ao momento da aplicação de inseticidas e fungicidas. Segundo informações do Consórcio Antiferrugem, na safra 2015/2016, o Rio Grande do Sul foi o Estado com o maior número de registros do País.

De acordo com Alencar Paulo Rugeri, assistente técnico estadual de sistemas de produção vegetal da Emater/RS-Ascar, os empreendedores rurais que participaram do programa tiveram uma redução de 48% no número de aplicações de inseticidas e 24% no número de aplicações de fungicidas. “O projeto visa a alcançar melhores resultados com mínimo custo, mas nunca colocar em risco a produtividade dos agricultores. Precisamos resgatar e preservar as tecnologias disponíveis. Através do diagnóstico e monitoramento das Unidades de Referência e da aplicação das tecnologias adaptadas às realidades, buscamos ampliar a produtividade dos agricultores do RS”.

Kaminski complementa “o Lavoura de Resultados está atacando um dos principais gargalos na lavoura: a tecnologia de aplicação. O padrão da gota, o momento certo da aplicação, a escolha correta das pontas de pulverização, as condições climáticas, e a escolha do princípio ativo adequado, são alguns dos pontos a serem observados no combate às pragas e doenças”.

A finalidade é incentivar os produtores a adotarem tecnologias e informações para o uso racional de defensivos. “Nossa intenção é obter resultados mais sustentáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. A manutenção da máxima produtividade é um princípio básico do projeto”, esclarece o supervisor.

Entre as principais metas do projeto da lavoura de resultado, estão a redução de um terço no número das aplicações de inseticidas nas lavouras. Para isso os técnicos da Emater-RS fazem visitas semanais na lavoura de soja, em todo o ciclo, do plantio à colheita. Assim como a melhoria na qualidade das aplicações de produtos químicos e biológicos, e o aprimoramento dos critérios de identificação e reconhecimento dos insetos, inclusive, daqueles que são benéficos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink