Projeto abre caminho para transgênicos na Ásia
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Projeto abre caminho para transgênicos na Ásia

"As pragas e patógenos das colheitas são uma ameaça à segurança alimentar e à sustentabilidade"
Por: -Leonardo Gottems

Um novo projeto liderado pela Universidade Cornell, com financiamento público de US $ 10 milhões, irá acelerar a aplicação de biotecnologia e safras transgênicas para melhorar a segurança alimentar e nutricional em Bangladesh e nas Filipinas, enquanto protege a saúde dos agricultores e o meio ambiente. Bangladesh já é um exemplo com o sucesso da berinjela Bt transgênica, que melhorou muito a qualidade de vida dos agricultores e consumidores. Agora espera-se sua adoção em outros países e também em novas safras no continente. 

O projeto multifacetado assume o complexo desafio da ciência e da política. O trabalho permitirá que cientistas em Bangladesh e nas Filipinas desenvolvam novas variedades de berinjela adaptadas localmente, enquanto se envolvem com os legisladores sobre caminhos regulatórios claros para o lançamento. O objetivo, segundo o diretor do projeto, Maricelis Acevedo, é um futuro mais próspero, com segurança alimentar e igualdade de gênero para Bangladesh e Filipinas. 

"As pragas e patógenos das colheitas são uma ameaça à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental dos sistemas alimentares em todo o mundo", disse Acevedo, professor de pesquisa de desenvolvimento global da Cornell. “Práticas agrícolas sustentáveis são essenciais para a produção de alimentos, e cientistas e agências reguladoras locais devem trabalhar juntos para produzir safras alimentares melhores e mais seguras para o meio ambiente e as pessoas”. 

Acevedo é o diretor do projeto e atua como co-investigador principal com Sarah evanega, diretor de Alliance for Science, professor da Instituto Boyce Thompson (BTI) e membro suplente do corpo docente do Escola Cornell de Ciências Integrativas de Plantas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.