Projeto Biomas começa a ser implantado no Pantanal
A equipe iniciou os trabalhos na região da Nhecolândia
A equipe iniciou os trabalhos na região da Nhecolândia, cerca de 150 km a Oeste do centro de Corumbá, analisando o solo, a relação com a vegetação e a água, em duas propriedades do Pantanal. A primeira, um ambiente natural e preservado e, a segunda, um local que sofreu mudanças causadas pela exploração da pecuária. "Estamos procurando ambientes que tragam características físicas, com diversidade biológica para implantar um sistema de conservação e preservação desses diferentes locais", explica o coordenador nacional do Projeto Biomas, Gustavo Curcio, doutor em Engenharia Florestal.
Na área que sofreu alteração pela pecuária foi possível verificar que a vegetação de campo foi ampliada, diminuindo a incidência do Cerrado. "O que era um ambiente complexo se tornou simplificado e nisso se perde a diversidade de espécies. Quando se altera um local, reduz-se, por exemplo, madeira, importante para o ambiente e para a economia", explica Tomas.
Nos próximos dias, a equipe do Projeto Biomas, formada também pelos coordenadores Annete Bonnet, doutora em Engenharia Florestal, e Alexandre Uhlmann, doutor em Botânica, continuará as visitas às propriedades rurais. O trabalho será focado na identificação do local que possui as melhores características para a implantação do projeto.