CI

Projeto busca fortalecer serviços públicos de assistência técnica

Os governos da Colômbia, Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) iniciam um projeto de cooperação trilateral sul-sul


Foto: Divulgação

Os governos da Colômbia, Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) iniciam um projeto de cooperação trilateral sul-sul que propõe melhorar a oferta de serviços públicos destinados à agricultura camponesa, familiar e comunitária colombiana, contribuindo para a qualidade de vida dessas famílias, bem como para a sustentabilidade dos acordos de paz estabelecidos no país. O eixo central é apoiar a Colômbia na elaboração de estratégias que incentivem o desenvolvimento do campo para aumentar a renda e as condições de vida das famílias de agricultores.

Com uma abordagem participativa e territorial, o projeto inicia suas atividades com a primeira reunião de acompanhamento do projeto, que acontecerá de 22 a 24 de janeiro, na cidade de Bogotá, com a participação de representantes dos dois governos e da FAO que discutirão e aprovarão um plano de ação para o ano 2020. No âmbito do projeto, estão previstas atividades de capacitação para que as organizações governamentais e não-governamentais possam contribuir com a questão de políticas públicas de extensão agrícola, cadastro rural, associativismo e mercados institucionais regionais.

O projeto colombiano é realizado em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR), representando o governo da Colômbia; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), por parte do Brasil; e escritórios da FAO na Colômbia, Brasil e Regional para América Latina e Caribe. A iniciativa faz parte do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025, em execução no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

A assinatura do Acordo de Paz, que tem como um de seus temas a política de desenvolvimento agrícola, permitiu ao governo colombiano discutir bases para erradicar a pobreza extrema nas áreas rurais e desenvolver a Agricultura Campesina, Familiar e Comunitária (ACFC).

No desenvolvimento das áreas rurais, são essenciais a implementação e o acesso a uma série de políticas públicas, como crédito, assistência técnica e tecnologias apropriadas, entre outras. “O projeto que começa agora em janeiro pode ser um importante instrumento de apoio para que a agricultura colombiana possa cumprir seu papel de contribuir para a transformação econômica, social e política do país, fortalecendo e expandindo a oferta de serviços e bens para este setor produtivo. Será o ´guarda-chuva´ que abrigará as ações que Colômbia, Brasil e FAO planejarão juntas no âmbito deste projeto de cooperação ”, disse Ronaldo Ferraz, coordenador regional do Projeto América Latina e Caribe sem Fome 2025/Cooperação Internacional Brasil-FAO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.