CI

Projeto ELA RS na Lavoura destaca protagonismo feminino na safra de soja

“Ser mulher do agro é transferir o dom que nos foi dado de gerar vidas para produzir alimentos para a humanidade”


Foto: Divulgação

“Ser mulher do agro é transferir o dom que nos foi dado de gerar vidas para produzir alimentos para a humanidade”. A frase é de Renata Zaffari Arioli, agricultora do município de Quatro Irmãos, no norte do RS. Ela participa, juntamente com outras quatro mulheres, da primeira edição do ELA RS na Lavoura.

A iniciativa, idealizada pelo Projeto ELA RS (Encontro de Lideranças do Agronegócio - Mulheres Construindo através da Cooperação), visa dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e incentivar novas lideranças femininas no setor.

Nesta safra de verão, o ELA RS na Lavoura reuniu cinco agricultoras de diferentes pontos do Rio Grande do Sul que estão mostrando em uma série de vídeos o desenvolvimento da cultura de soja no estado, da semeadura a colheita. São elas: Celi Webber Mattei (Coxilha), Silvia Salles (Dom Pedrito), Mara Motter (Três Arroios), Luciane Rheinheimer Mânica (Chapada) e Renata Zaffari Arioli (Quatro Irmãos). Além disso, o projeto conta com a colaboração de diversas pesquisadoras que contribuem com informações técnicas sobre temas como qualidade da semente, plantas daninhas, doenças e pragas.

“Neste mês da mulher, nós, do ELA RS, queremos destacar a competência com que muitas mulheres executam seu trabalho em um setor ainda preponderantemente masculino”, afirma Débora Finger, idealizadora do projeto. “Por isso, nosso objetivo é dar voz a essas mulheres, destacando suas trajetórias e suas habilidades”, conclui.

“Ser mulher do agro é produzir tudo com muito amor, com responsabilidade e sustentabilidade, gerando emprego e renda”, diz Celi, uma das pioneiras na gestão de propriedades rurais no estado. “É saber aonde a gente quer chegar, independente de qualquer julgamento”, completa Mara Motter, ganhadora do Prêmio Mulheres do Agro 2020.

O agro gaúcho é feito por muitas mulheres. Mulheres fortes e sensíveis, corajosas e responsáveis, inovadoras e gentis, apaixonadas e determinadas. E o objetivo do ELA RS é dar voz a essas histórias!

Para acompanhar os vídeos do Projeto ELA RS na Lavoura, acesse o canal ELA RS no YouTube

Instagram: https://www.instagram.com/somoselars/ 

Facebook: https://www.facebook.com/SomosELARS 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.