Projeto em MS quer limitar distância entre usinas

Agronegócio

Projeto em MS quer limitar distância entre usinas

O projeto tem a finalidade de evitar impactos ambientais e econômicos que podem ser gerados com a monocultura da cana e evitar que a poluição provocada pelas usinas chegue mais intensamente aos moradores
Por:
68 acessos

Depois de tentar, sem sucesso, a proibição imediata das queimadas de cana em Dourados (MS), o vereador Elias Ishy apresentou na noite dessa terça-feira (04-09) um projeto de lei que limita em 50 quilômetros a distância mínima entre cada usina de açúcar e álcool instalada no município. O projeto tem a finalidade de evitar impactos ambientais e econômicos que podem ser gerados com a monocultura da cana e evitar que a poluição provocada pelas usinas chegue mais intensamente aos moradores, segundo justificou o autor.

Ishy lembrou que existe um projeto aprovado pela Câmara que limita a 20 quilômetros a distância entre o perímetro urbano e as usinas, mas não há uma lei específica que regulamente a distância entre cada indústria. Atualmente estão em implantação as usinas São Fernando e Dourados e uma terceira está apenas na fase agrícola (plantio). Caso o projeto seja aprovado, contabilizou o vereador, apenas três usinas poderão ser instaladas, pois não haverá espaço suficiente para que novas unidades de produção de açúcar e álcool sejam instaladas.

"As três usinas que já estão em processo de instalação podem ocupar 30% das terras agricultáveis, equivalente a 90 mil hectares. Além disso, boa parte das terras arrendadas e/ou reservadas para o plantio de cana são terras que antes produziam alimentos. É preciso distribuir de forma equitativa estas áreas para garantir que nenhum sistema de produção seja ameaçado, ou até extinto", disse Ishy.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink