CI

Projeto espalha árvores no deserto da China

Além disso, também foram instalados painéis de energia solar


Um projeto desenvolvido por estudiosos chineses promoveu o plantio árvores e outros tipos de vegetação em mais de 6 mil quilômetros quadrados do deserto de Kubuqi, o que corresponde a um terço de sua área. De acordo com as informações publicadas no portal chinadaily.com, o projeto já vem sendo desenvolvido nos últimos trinta anos. 

O alcaçuz, uma erva medicinal chinesa amplamente utilizada, que é capaz de melhorar a qualidade do solo também foi escolhida para ser cultivada no local. Segundo informaram os moradores locais, o cultivo da erva aumentou a renda dos produtores enquanto fertilizava o solo que pode ser usado para outras finalidades de plantio. 

Além disso, a empresa Elion, responsável pelo desenvolvimento da ideia, também capitaliza a abundante luz do sol no deserto para desenvolver a energia solar. Para Zhang Xiangqian, um pastor local que trabalha em uma equipe de construção para montar painéis de energia solar no deserto, podem desacelerar os ventos e reduzir a evaporação da água, proporcionando um ambiente mais agradável para o crescimento das plantas. 

Isso porque plantas como o alcaçuz podem ser cultivadas à sombra dos painéis e gansos e galinhas vagam entre eles, fertilizando o solo com excrementos. Zhang disse que a equipe de construção, que emprega mais de 100 pessoas, dá prioridade aos moradores empobrecidos no emprego para aumentar sua renda. 

Para finalizar, a Elion informou que mais de 2.000 hectares de painéis de energia solar foram erguidos até agora, com uma capacidade de geração instalada de 510 MW. Desta forma, uma área que antes era considerada improdutiva se encontra verde e recuperada para o desenvolvimento econômico e social de seus habitantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.