CI

Projeto fortalece mulheres empreendedoras

As primeiras ações do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) capacitaram 463 pessoas


Foto: Pixabay

As primeiras ações do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), ao longo de 2022, em 16 municípios do Piauí, e em Codó, no Maranhão, capacitaram 463 pessoas – 90% mulheres -. Conduzido por pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), o projeto capacitou pequenos agricultores, agricultores, proprietários e empreendedores em noções básicas de apicultura; formação de lideranças; formação de técnicos de assistência técnica e multiplicadores de informações; e produção, processamento e estratégias de distribuição de galinhas caipiras. 

“Treinamento como esse que participamos, só vem fortalecer o nosso trabalho”, festeja Valdinara Cavalcante, presidente da AveSertão, a associação de mulheres criadoras de galinha do município de Betânia do Piauí, a 525,6 milhas ao sul de Teresina. Com três anos de fundação, a AveSertão tem 43 sócias, que moram e trabalham em dez povoados do município.

Nessas localidades, elas aprenderam a preparar a ração das aves com os produtos da própria região, como moringa, mandioca, leucena, pau-ferro, algaroba, macaxeira e urucum. Na composição, segundo o analista Marcos Jacob Almeida, são adicionados também núcleo para aves, farinha de cálcio, sal mineral e farelo de soja. Elas obtiveram informações ainda sobre “melhoria dos sistemas de criação de galinhas caipiras, como o manejo das aves e os tratos sanitários”.

Produção de rainhas 

Nos municípios de São Francisco de Assis e Jacobina, onde também 100% do público foi de mulheres (54 no total), as pesquisadoras Ana Lúcia Horta e Patrícia Maria Drumond levaram informações importantes sobre a criação e manejo de abelhas africanizadas, Apis mellifera, para a garantia da qualidade dos produtos e serviços. 

Aqui, o universo feminino conheceu os aspectos gerais da apicultura; biologia das abelhas africanizadas; materiais e equipamentos apícolas; instalação do apiário; flora apícola; povoamento do apiário; manejo básico do apiário e das colônias; alimentação das colônias; produção de rainhas; pragas, doenças e inimigos naturais; e produtos das abelhas (mel, pólen, própolis, cera, geleia real, apitoxina, polinização).

Metas técnicas

O Projeto Dom Hélder Câmara, que nasceu em 2014, via Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem sete metas no plano de trabalho do convênio com a Embrapa Meio-Norte, assinado em novembro de 2021. O objetivo é  “apoiar ações de capacitação de técnicos da ATER e mulheres, na região Meio-Norte do Brasil, para as atividades produtivas da cultura do feijão-caupi, apicultura, ovinos/caprinos, galinhas caipiras e Sisteminha Embrapa/UFU/Fapemig”, no Piauí e Maranhão. 

As ações são financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que é uma agência da ONU, com sede em Roma. Em nível nacional, o projeto atinge 913 municípios de 11 estados, nas regiões Nordeste e Sudeste do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

O religioso Dom Hélder Pessoa Câmara (1909-Fortaleza/Ce -1999-Recife/Pe) foi católico auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e defensor intransigente dos direitos humanos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.