CI

Projeto fortalecerá cadeia produtiva do açaí na região Tarauacá-Envira

Serão realizadas ações de transferência de tecnologias para a melhoria dos sistemas produtivos de açaí solteiro


Foto: Pixabay

O projeto “Cultivo Racional de Açaizeiro” será desenvolvido pela Embrapa Acre e Instituto Federal do Acre (Ifac), nos municípios de Feijó e Tarauacá, importantes polos de produção de açaí da regional Tarauacá-Envira, no interior do Estado. A iniciativa, com vigência inicial para dois anos, integra a lista de 11 projetos contemplados em parceria formalizada entre a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de um de Termo de Execução Descentralizada (TED) que busca apoiar a promoção, estruturação, fortalecimento e aprimoramento de diversas cadeias produtivas na Amazônia e Cerrado. 

Serão realizadas ações de transferência de tecnologias para a melhoria dos sistemas produtivos de açaí solteiro (Euterpe precatória) e açaí de touceira (Euterpe oleracea). O objetivo é desenvolver a produção de frutos, contribuir para o aumento da renda das famílias rurais, valorizar a floresta como fonte alternativa de renda no contexto da bioeconomia e conciliar a produção extrativista com a conservação na Amazônia. Os conhecimentos gerados serão sistematizados em forma de publicações e cartilhas acessíveis às comunidades. 

De acordo com Daniel Papa, analista da Embrapa Acre, entre os resultados esperados estão o desenvolvimento de inovações para aprimorar o sistema produtivo e o acesso da produção ao mercado e gerar oportunidades para a cadeia do açaí. Um dos focos de atuação será o desenvolvimento de uma metodologia para aplicação em eventos virtuais e presenciais com a participação de startups, empresas e outros atores relacionados ao extrativismo. Também será desenvolvida uma plataforma on-line para interação entre os participantes e a realização de mentorias e webinars”, explica.

Além de profissionais da Embrapa e professores, técnicos e estudantes do Instituto Federal de Educação (Ifac), o trabalho conta com a parceria das Secretarias Municipal de Agricultura das localidades contempladas, Serviço Brasileiro Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Agência municipal de Vigilância Sanitária, Prefeituras e agroindústrias locais, entre outras entidades.

Ações previstas

No município de Tarauacá, entre outras atividades, destacam-se a reforma e ampliação do viveiro de mudas do Ifac, para apoiar a formação de novos cultivos de açaí, a realização de estudos de mapeamento de açaizais nativos e plantados com outras espécies, a implantação de uma Unidade de Aprendizagem e de Unidade de Referência Tecnológica (URT) de cultivo racional de duas espécies de açaí (solteiro e de touceiras) e ações voltadas para as boas práticas e melhoria da qualidade de polpa de açaí, na comunidade rural denominada Pocó.

Desde 2018, a Embrapa desenvolve estudos referentes à cadeia produtiva do açaí na região Tarauacá-Envira, responsável por quase 50% da produção de açaí do Acre. Em Feijó, o novo projeto será integrado a dois outros projetos já em desenvolvimento no município, que buscam fortalecer essa cadeia produtiva, e será executado na comunidade Areal, no Projeto de Assentamento Envira I. O trabalho dará continuidade a ações como a construção de viveiro de mudas de açaí, implantação de URT’s com foco no cultivo, colheita, pós-colheita e manejo de açaizais das duas espécies e a identificação de açaizais nativos.

“O projeto tem potencial para beneficiar diretamente 500 famílias, com ações de transferência de tecnologia e coleta de dados para pesquisas científicas nos dois municípios. Com a construção do viveiro, a comunidade poderá produzir até 10 mil mudas de açaí solteiro para formação dos plantios. Já os inventários amostrais com uso de drone, permitirão estimar o potencial produtivo de açaizais nativos existentes, para possibilitar o planejamento da produção”, explica Daniel Papa.

O projeto também investirá em capacitações em boas práticas na colheita e pós-colheita de frutos, para extrativistas e técnicos, e sobre normas sanitárias para o processamento de polpa de açaí, para batedores caseiros e gestores de agroindústrias da região, além da realização de intercâmbios e eventos técnicos para fortalecimento das relações entre os diferentes elos da cadeia produtiva nos dois municípios.

Açaí e Bioeconomia

O açaí é uma planta abundante na Amazônia e representa fonte de renda para milhares de famílias rurais. O uso sustentável desse recurso da biodiversidade amazônica pode integrar um contexto emergente da bioeconomia, modelo de produção industrial que tem sido destacado como estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região. Esse cenário de aproveitamento racional pode oferecer soluções para a melhoria dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis e gerar alternativas de renda e qualidade de vida para as comunidades rurais amazônicas.

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o mercado mundial da bioeconomia movimenta cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos. As soluções inovadoras da bioeconomia, em especial aquelas provenientes do uso da biotecnologia industrial, fornecem uma contribuição vital na transição das atuais práticas econômicas não-sustentáveis, para sistemas industriais renováveis aliando inovação e sustentabilidade para a solução dos principais desafios globais. Leia mais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.