Agronegócio

Projeto Futuros Produtores incentiva o autoconhecimento

A permanência dos filhos de produtores rurais no campo, exercendo as atividades da família, é um dos principais objetivos do Projeto Futuros Produtores.
496 acessos

A permanência de jovens filhos de produtores rurais no campo, exercendo as atividades da família, é um dos principais objetivos do Projeto Futuros Produtores do Brasil, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A ideia do programa é despertar nos participantes a paixão pelo agronegócio, vontade de permanecer nos negócios da família desenvolvendo cada vez mais amor à profissão.
    
E para obter esses resultados e ainda alcançar a formação de novos lideres no setor agropecuário, o Sistema Famato/Senar implantou o Profile Analysis Tool  (PAT). A ferramenta auxilia o ser humano em seu desenvolvimento pessoal e profissional.  “Investir em autoconhecimento, possibilita aos participantes conhecer suas qualidades, capacidades, bem como, seus defeitos e pontos que devem ser melhorados. Além disso, leva esses jovens a encontrar as oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
 
A primeira turma a experimentar o novo planejamento foi a 2015/2016. A análise foi aplicada no 5° encontro, realizado em junho, e o resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22/07), durante o 6º módulo.
 
Para o analista comportamental, Paulo Roberto Francisco da Silva, a implantação do PAT no projeto Futuros Produtores garante o autoconhecimento e uma melhor gestão no trabalho e nos estudos. “Por meio do PAT eles passam a conhecer a sua força e quais são as fraquezas. O bom líder tem que conhecer a si mesmo, ele tem que desenvolver o potencial para que possa conhecer a outra pessoa e ter um bom relacionamento”, apontou.
 
Conforme Silva, essa aprendizagem deve ser levada para a propriedade rural, relacionamento com a família, amigos e funcionários. “Se esses jovens levarem isso para a vida e para os negócios da família, com certeza os resultados positivos estão garantidos”.
 
Os Futuros Produtores aprenderam que para ser um bom líder independente da área profissional, tem que ser carismático, valorizar as pessoas, motivar os colaboradores, saber ouvir, orientar e dar feedback. “Essas são atribuições de um bom líder, e que são exigidas pelo mercado profissional. O mercado pede gestores que coordenem e executem tarefas com total dedicação e paixão pelo que fazem”, destacou.
 
Uma liderança mal desempenhada pode trazer graves consequências para qualquer negócio, seja ele familiar ou não. “Se vocês não se tornarem lideres de si mesmo, consequências graves vão começar a aparecer”, disse o analista comportamental.
 
A jovem, Raquel de Oliveira Rezende Fernandes, disse que conhecer o seu perfil por meio do PAT, a levou a analisar sua vida com mais cautela, as decisões, as atitudes e até o mesmo os cuidados com as palavras. “A partir de agora vou trazer esses apontamentos para minha vida pessoal e profissional. Como sou uma pessoa impulsiva pretendo trabalhar mais as minhas motivações e deixa-las mais bem definidas”, declarou.
 
Os participantes ainda assistiram à palestra com o tema ‘Oportunidades e Carreiras’, ministrada pelo instrutor do Senar-MT, Douglas Luiz da Costa Leite Junior.
 
O instrutor apresentou dados do perfil econômico e social de Mato Grosso, participação do estado no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, infraestrutura e a importância do agronegócio para a economia.
 
A programação continua no sábado (23/07), das 08 às 12h, com a palestra ‘Empreendedorismo’.
 
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink