Projeto Leite Seguro apresenta terceira live
CI
Imagem: Marcel Oliveira
EVENTO

Projeto Leite Seguro apresenta terceira live

Foco do encontro são ações de pesquisa de resíduos e contaminantes
Por:

Segundo a Embrapa, o Brasil atualmente é o terceiro maior produtor mundial de leite, produzindo cerca de 33,5 bilhões L/ano e a região Sul alcança uma das maiores produtividades nacionais com 3.284 L/vaca/ano. Apesar da expressividade desses números, a melhoria da qualidade média do leite brasileiro ainda é um grande desafio nacional. A Empresa, por meio de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, lança o projeto Leite Seguro com a perspectiva de gerar e trasnferir tecnologias para aumentar a segurança, a qualidade e a integridade do leite e seus derivados nos estados do RS, SC e PR.

Uma série de “lives” divulgam as ações do projeto. Nesta próxima semana, acontece o terceiro encontro, no dia 21 de outubro, quarta-feira, às 14h, com o tema Realização das Ações de Pesquisa de Resíduos e Contaminantes do Leite, pelo canal da Embrapa no Youtube.

O tema deste terceiro encontro irá centrar-se num sistema de monitoramento de resíduos e contaminantes, com possibilidade de incorporar o Monitoramento Espacial-Temporal de Qualidade do Leite (SIMQL) e também de desenvolver um Sistema de Gerenciamento e Alerta de Crises e Emergências em Lácteos (SIGALAC), para informação e proteção do consumidor em caso de eventos adversos na cadeia produtiva, a exemplo das fraudes que ocorreram há poucos anos no RS.

A live abordará também aspectos importantes das Instruções Normativas 76 e 77, lançadas em 2018, que trazem orientações para todas as etapas da cadeia, desde a produção até os critérios finais de qualidade dos leites pasteurizados. Os temas serão apresentados por técnicos do projeto: Marcelo Bonnet e Rosangela Silveira Barbosa, além da participação institucional do coordenador do LFDA/RS, Fabiano Barreto, ao apresentar as ações que serão realizadas no Laboratório de Referência. 

O Programa Leite Seguro é uma realização da parceria entre o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/RS) e a Embrapa. As últimas lives de apresentação do projeto também estão agendadas: dia 6 de novembro com o tema Tecnologias da Embrapa para a Atividade Leiteira, e dia 20 de novembro, encerrando com o tema Benefícios do Consumo do Leite.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink